Está ativo desde as 10H17 de hoje, quarta-feira, um incêndio na Freguesia de Cárquere, concelho de Resende.
De acordo com dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil, no seu site oficial, às 23h eram 46 os homens envolvidos no combate a este incêndio em zona de mato apoiados por 11 meios terrestres.
Ainda de acordo com a mesma fonte, ao início da noite, começou a lavrar um incêndio na Freguesia de Barrô no Lugar de S. Domingos que mobilizava à mesma hora 5 operacionais apoiados por 1 meio terrestre.
Ao todo, no distrito de Viseu são mais de 23 ocorrências ainda em curso com 547 operacionais no terreno apoiados por 160 meios terrestres de combate a incêndios.
O país tem estado em alerta devido ao grande número de incêndios registados nos últimos dias em Portugal Continental e também na ilha da Madeira que provocaram dezenas de desalojados e por isso, a Proteção Civil alerta para a continuação do tempo quente e seco, que “dificulta a supressão dos incêndios e facilitam a sua propagação”.
A ANPC refere ainda em comunicado que “De acordo com a informação atualizada e disponibilizada pelo IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera], salienta-se, para as próximas 48 horas, a persistência das condições associadas a tempo seco e quente, agravadas pela intensificação do vento”. O comunicado alerta ainda para os efeitos significativos na saúde pública devido às condições meteorológicas e à qualidade do ar e recomenda a ingestão de água, manter a casa arejada e evitar a exposição ao sol nas horas de mais calor com especial cuidado para os recém-nascidos, crianças, pessoas idosas e pessoas doentes.
João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com