De acordo com dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil, no seu site oficial, às 23h eram 46 os homens envolvidos no combate a este incêndio em zona de mato apoiados por 11 meios terrestres.
Ainda de acordo com a mesma fonte, ao início da noite, começou a lavrar um incêndio na Freguesia de Barrô no Lugar de S. Domingos que mobilizava à mesma hora 5 operacionais apoiados por 1 meio terrestre.
Ao todo, no distrito de Viseu são mais de 23 ocorrências ainda em curso com 547 operacionais no terreno apoiados por 160 meios terrestres de combate a incêndios.
O país tem estado em alerta devido ao grande número de incêndios registados nos últimos dias em Portugal Continental e também na ilha da Madeira que provocaram dezenas de desalojados e por isso, a Proteção Civil alerta para a continuação do tempo quente e seco, que “dificulta a supressão dos incêndios e facilitam a sua propagação”.
A ANPC refere ainda em comunicado que “De acordo com a informação atualizada e disponibilizada pelo IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera], salienta-se, para as próximas 48 horas, a persistência das condições associadas a tempo seco e quente, agravadas pela intensificação do vento”. O comunicado alerta ainda para os efeitos significativos na saúde pública devido às condições meteorológicas e à qualidade do ar e recomenda a ingestão de água, manter a casa arejada e evitar a exposição ao sol nas horas de mais calor com especial cuidado para os recém-nascidos, crianças, pessoas idosas e pessoas doentes.
joaopereira@noticiasderesende.com