A par das curiosidades, factos, números e dicas para uma alimentação saudável, os estudantes tiveram a oportunidade de participar num rastreio de diabetes e hipertensão arterial e ficaram a conhecer a realidade da Consulta de Pé Diabético do CHTS, que apresenta a mais baixa taxa de amputações do país.
O mais jovens ficaram por exemplo a saber que a diabetes mata uma pessoa a cada sete segundos e que, em 2014 foi responsável pela morte de 4,9 milhões de pessoas em todo o mundo, mas tiveram também acesso a informação de grande utilidade para partilhar em casa.
Estiveram presentes mais de 100 alunos da escola Secundária de Amarante, Colégio de São Gonçalo, e do Externato de Vila Meã a quem foi ainda dado a conhecer durante a "aula" especial alternativas de vida saudáveis e formas de evitar a doença.
Nas unidades hospitalares de Amarante e Penafiel foram ainda realizados dezenas de rastreios com equipas de enfermagem que prestaram igualmente alguns esclarecimentos.
Para Carlos Alberto, Presidente do Conselho de Administração do CHTS "a nossa responsabilidade para com a população tem por base os cuidados que todos os profissionais de saúde prestam nos Hospitais, mas também na forma como nos envolvemos com a comunidade e criamos condições para ajudar a educar para a saúde e a prevenir, a iniciativa desta manhã é um claro exemplo disso mesmo, estão por isso de parabéns todos os profissionais envolvidos."
As comemorações do Dia Mundial da Diabetes continuam no próximo domingo, com mais uma edição da caminhada "Unidos pela Diabetes", seguida de uma aula de zumba. A caminhada tem partida marcada para as 9h30 da entrada principal do Hospital Padre Américo, terminando no Parque da Cidade de Penafiel com uma aula de zumba.
A par destas iniciativas, e como forma de chamar a atenção para uma doença que afecta mais de um milhão de portugueses, os concelhos do Tâmega e Sousa iluminam-se em tons de azul, a cor que simboliza a luta contra a diabetes.