“Quem faz formação, fica melhor preparado para encarar o mercado de trabalho, melhora a sua autoestima e confiança em si próprio”, referiu a autarca baionense.
Ivone Abreu salientou ainda a preocupação que a autarquia tem em descentralizar os locais de formação, como foi o exemplo da cinzelagem que decorreu em Santa Marinha do Zêzere e de geriatria em Ancede, assim como na adequação das áreas de formação à população baionense e ao território .
A finalizar, a autarca referiu que a formação é importante para aumentar o conhecimento a valorização das pessoas e que é um grande contributo para o desenvolvimento do território.
ENTIDADES PRESENTES
O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) esteve representado na sessão pela Diretora do Centro de Emprego do Tâmega e Sousa, Alda Barbosa, e a representar o Centro de Formação Profissional da Industria de Ourivesaria e Relojoaria (CINDOR) esteve presente a sua diretora, Eunice Neves.
Alda Barbosa referiu que a autarquia de Baião é um parceiro de excelência para o Centro de Emprego do Tâmega e Sousa e que com a formação as pessoas ficam melhor preparadas para encarar a sua vida pessoal e profissional. Felicitou todos os cidadãos baionenses que aumentaram assim os seus conhecimentos.
Eunice Neves, por seu turno, depois de valorizar a parceria existente com o Municipio de Baião, e a forma como a autarquia trabalha esta área da Formação, salientou que o CINDOR está sempre disponível para ajudar no que for necessário.
DIPLOMAS ENTREGUES
Nesta sessão foram entregues cerca de 149 certificados no entanto, no passado mês de abril, já tinham sido entregues perto de 1400 certificados. Estes diplomas tiveram como destinatários as pessoas que entre o final de 2014 e meados de 2016 frequentaram ações de formação. Foram abrangidos uma grande diversidade de cidadãos, desde pessoas sem a escolaridade básica, até pessoas com cursos superiores.