Desde que a presença da Vespa Asiática (Vespa Velutina) foi detetada em Baião, no último semestre de 2015, foram destruídos 26 ninhos no concelho. Os ninhos foram detetados por todo o concelho, com especial incidência nas zonas ribeirinhas.
A Vespa Asiática não é considerada mais perigosa para o ser humano do que a Vespa Europeia (Vespa Crabro), contudo é predadora da Abelha de Mel Europeia, podendo provocar prejuízos económicos à atividade apícola e danos ao nível da biodiversidade.
O combate à proliferação desta espécie no nosso concelho tem sido feito por elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil através de um processo de incineração.
COMUNICAR AVISTAMENTOS
Todos os avistamentos de Vespa Asiática ou de ninhos (mesmo em caso de dúvida) devem ser comunicados através das seguintes formas:
• Comunicação ao Serviço Municipal de Proteção Civil de Baião pelo email com@cm-baiao.pt ou pelos números 255540500, 939994094, 939998036 e 939998039.
• Registo georreferenciado na Plataforma SOS VESPA (http://www.sosvespa.pt), sempre que possível acompanhado de fotografias;
• Ligação para a Linha SOS AMBIENTE através do nº 808 200 520;
• Comunicação à Junta de Freguesia da área de residência.
Após efetuado o registo/comunicação, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Baião procederá ao despiste/confirmação do avistamento da Vespa Asiática. A destruição dos ninhos será depois efetuada mediante as seguintes prioridades:
• Ninhos situados na proximidade de grupos de pessoas mais frágeis (idosos, crianças, pessoas com mobilidade reduzida).
• Ninhos localizados em áreas residenciais.
• Restantes casos.
COMO IDENTIFICAR A VESPA ASIÁTICA
A Vespa Asiática apresenta um comprimento médio de cerca de 2,5 cm e distingue-se de outras espécies de vespa habituais no nosso país pelo facto de possuir a face e as pontas das patas amarelas, o tórax escuro, e o abdómen também escuro com uma fina faixa amarela e apenas um segmento amarelo (o penúltimo).
Os seus ninhos têm uma forma redonda ou em pêra, apresentam abertura lateral e podem atingir 1 metro de altura e cerca de 50-80 cm de diâmetro.