A partir da noite de amanhã, sábado, 19 de novembro, espera-se um agravamento das condições meteorológicas, fruto da passagem de um sistema frontal com moderada/elevada atividade. Segundo a “Ibermeteo”, o estado do tempo deverá, por isso, sofrer um agravamento na região de Moimenta da Beira entre a noite de sábado e segunda-feira, devendo o pico de maior instabilidade ocorrer no domingo. Assim, a nível de precipitação, esperam-se períodos com precipitação pontualmente forte, em especial no domingo, onde podem ocorrer acumulados totais próximos/superiores a 10mm em menos de 3horas; os acumulados totais podem rondar/superar os 30mm em 24h, podendo, no limite aproximar-se/rondar os 40 a 50mm em 48h, entre o fim do dia de sábado e segunda-feira.
Os efeitos da referida depressão também se deverão fazer sentir a nível de vento, em especial, e como de costume, nas regiões mais altas da região, como Alvite, Peravelha, S. Torcato, Caria e Serra de Leomil, onde sobretudo domingo e na madrugada/manhã de segunda-feira se espera vento moderado, por vezes forte, e com rajadas que podem rondar/ultrapassar os 80km/h.
Referência ainda para a previsão de descida da temperatura a partir de terça-feira, dia 22, esperando-se valores mínimos que podem rondar ou ser ligeiramente inferiores a 0ºC. Haverá por isso possibilidade de formação de geada, em especial nas zonas de vale e mais abrigadas.