Sete anos decorridos de funcionamento do Serviço de Urgência Básica (SUB) de Moimenta da Beira, a sua coordenadora e médica Elisa Bento da Guia, é perentória: “O SUB presta um serviço insubstituível, resolvendo muitas situações de urgência e colmatando casos que não têm resolução imediata noutro sítio”.
Entretanto, um sublinhado para o corpo médico que se tornou mais estável, melhorando significativamente os serviços e os cuidados, apesar do aumento do número de atendimentos feitos: 21.202 no último ano, e da área geográfica de proveniência dos doentes: Moimenta da Beira (10.484 pacientes atendidos), Tabuaço (1.815), Sernancelhe (2.991), Penedono (778), S. João da Pesqueira (1.229), Vila Nova de Paiva (1.927), Armamar (975) e ainda, embora em menor número, Aguiar da Beira, Sátão, Castro Daire, Tarouca, entre outros.
Enfermeiros são três (um deles da ambulância SIV, do INEM) que, tal como os médicos, asseguram o atendimento 24 horas por dia. Funcionam no distrito de Viseu, além de Moimenta, os SUB de S. Pedro do Sul, Tondela, Lamego e Cinfães.