O júri da 66º edição dos Good Design Awards, competição norte-americana que que há mais de seis décadas elege o melhor design do mundo, selecionou este ano cerca de 900 projetos de produtos de consumo, oriundos de mais de 46 países, dignos do prémio Good Design. Portugal ficou na rota do bom melhor design do mundo com a Vista Alegre, e o cristal produzido pela marca centenária portuguesa elevou-se também a um patamar, numa estratégia de reconhecimento internacional que esteve subjacente no reposicionamento da marca, efetuado este ano, com a comercialização dos produtos de vidro e cristal debaixo de uma só marca, a Vista Alegre.
Implicando no seu fabrico técnicas como o sopro, a injeção, a gravação a jato de areia e a pintura a ouro (de 20,6 quilates), Fénix constitui uma obra-prima de trabalho manual.
Com 192 anos de história a Vista Alegre alcança o patamar das grandes referências do design mundial, como por exemplo Ferrari, Bugatti, BMW, Alessi, Google, Coca-Cola, entre outras. Este é o coroar da aposta estratégica da Vista Alegre no design, que alicerça o ambicioso plano de expansão global e reposicionamento da marca, através do lançamento de peças únicas e coleções marcantes em porcelana, cristal e vidro que nascem do seu gabinete de design interno, do seu projeto de residências artísticas internacionais instalado em Ílhavo – o ID Pool –, e das parcerias com designers e artistas – emergentes e consagrados – de todo o mundo.