Desta vez, a novidade principal surge pelo facto do Partido Social Democrata se candidatar sem coligação com o CDS-PP como havia acontecido nas últimas Eleições Autárquicas. Este facto deve-se à rutura com Anabela Oliveira, representante centrista em Resende, que não aceitou fazer parte do projeto que Jaime Alves apresenta no próximo dia 11 de dezembro, “Fazer Juntos, Fazer Melhor”.
No último sufrágio verificado em 2013, a lista encabeçada por Jaime Alves (PSD/CDS-PP) para a Câmara Municipal obteve 41,41% dos votos contra os 50,71 do PS liderado por Garcêz Trindade. Apesar da derrota, Jaime Alves conseguiu mais um lugar na vereação do que o anterior resultado da coligação, nas eleições de 2009.
No próximo dia 11 de dezembro, domingo, Jaime Alves apresenta na sede do Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere no habitual Jantar de Natal do PSD a sua segunda candidatura à Câmara Municipal de Resende, altura em que serão conhecidos os restantes nomes que o acompanharão nas várias listas que o partido vai apresentar, entre elas à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e às Juntas de Freguesia do concelho.