Para organizar esta 11ª edição da Campanha de Solidariedade, o Gabinete Municipal de Ação Social fez o cruzamento das informações comunicadas pela Segurança Social, Juntas de Freguesia e Instituições de Solidariedade Social, sinalizando assim as famílias mais carenciadas do Concelho do Marco de Canaveses.
São famílias cujos elementos se encontram em situação precária, sem emprego e sem outras fontes de rendimento, pelo que «este gesto solidário» da Autarquia é, «para a maioria destes agregados familiares, o último recurso e uma mão amiga para que este Natal possa ser mais reconfortante», explica Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.
Entre os dias 6 a 13 de Dezembro serão distribuídos ao longo de todo o Concelho, os 722 cabazes de Natal constituídos por géneros alimentares como: arroz, massa, leite, óleo, farinha, açúcar e sal, bolachas, enlatados, bem como o tradicional bacalhau, azeite e aletria «que a Câmara Municipal comprou, como habitualmente, para que estas famílias possam ter uma consoada condigna e mais alegre».
O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, entregou simbolicamente, alguns cabazes de Natal e ofereceram ainda brinquedos aos mais pequenos.
Congratulando-se com a colaboração dos cidadãos, o Edil Manuel Moreira agradeceu «a todos os marcoenses que foram este ano especialmente generosos, contribuindo com mais bens para esta iniciativa, o que nos permitiu aumentar o número de cabazes a oferecer. A todos um bem-haja».
«Estamos cientes que as dificuldades se sentem diariamente», reconhece o Autarca mas «esta oferta não é “a” ajuda, mas um complemento, um gesto de solidariedade junto das famílias mais vulneráveis para proporcionar uma noite de consoada mais feliz e confortável para todos», notou Manuel Moreira.