Organizado pelo Serviço de Neurologia, este primeiro encontro do CHTS dedicado à Esclerose Múltipla teve como objetivos dar a conhecer a equipa multidisciplinar ligada ao tratamento e seguimento desta patologia e permitir a troca de experiências com testemunhos de doentes da consulta de Neurologia/Doenças Desmielinizantes.
Para a diretora de neurologia do CHTS, Dra. Carla Fraga, ” Este primeiro encontro foi muito importante para que os próprios utentes da consulta partilhassem experiências, nomeadamente na forma como encaram e superam as dificuldades do dia a dia de uma doença que é ainda desconhecida por muitos.”
O que é a Esclerose Múltipla?
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afecta o Sistema Nervoso Central (SNC). É uma doença que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade, ou seja, entre os jovens adultos. Afecta com maior incidência as mulheres do que os homens.
Esta patologia é diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da evolução que a doença apresenta na pessoa afectada, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico (Ressonância Magnética Nuclear, Estudo de Potenciais Evocados e Punção Lombar).
Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com EM (dados da Organização Mundial da Saúde) e em Portugal mais de 8.000 (Gisela Kobelt, 2009).
A EM pode produzir sintomas idênticos aos de outras patologias do SNC, pelo que o diagnóstico poderá demorar anos a acontecer.
Fonte: SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla