O alarme de incêndio foi dado por volta das 12h08m e foi efetuada a evacuação dos utentes e funcionários da zona envolvida para local seguro.
A Brigada de incêndio interna foi ativada e acorreu prontamente ao local, tendo efetuado a primeira intervenção. Paralelamente, e de acordo com o definido no Plano de Emergência foram acionados os meios de socorro externos, GNR e Bombeiros Voluntários de Penafiel que demoraram, cerca de 10 minutos a chegar ao Hospital.
Esta operação envolveu, além da equipa interna, composta por elementos da Segurança e do Serviço de Instalações e Equipamentos, 3 viaturas e 7 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, 1 viatura e 2 agentes da GNR de Penafiel e 1 viatura da Protecção Civil Municipal e dois elementos constituintes da estrutura Municipal.
O simulacro foi acompanhado pelo Presidente do Conselho de Administração, Carlos Alberto e pelo enfermeiro diretor, José Ribeiro.
Para o Presidente do CHTS, Carlos Alberto, “apesar de todo o cuidado dos profissionais do CHTS e dos planos de segurança existentes, é fundamental testar no terreno a capacidade de resposta bem como os procedimentos adotados e corrigir o que tiver de ser corrigido. Felizmente correu tudo bem, o plano correspondeu ao exigido nestas situações, os profissionais do CHTS e Bombeiros atuaram em conformidade e com grande empenho na salvaguarda das pessoas que é o mais importante.”