A sessão de apresentação contou com a presença de diversas empresas do concelho de Penedono e de agentes económicos, que se reuniram para um olhar crítico sobre os objetivos e atividades do projeto, e em conjunto com as entidades envolvidas debater sobre a importância de um melhor conhecimento sobre os mercados e estímulos a iniciativas coletivas de cooperação interempresarial para a internacionalização dos bens e serviços produzidos na região. Para além disso, as empresas presentes passam a ter a oportunidade de serem avaliadas por consultores especialistas acerca do seu potencial de exportação.
O Presidente da Câmara Municipal de Penedono, Carlos Esteves, reforça a importância da dinamização desta iniciativa como uma mais-valia para as empresas penedonenses que já operam nos mercados internacionais e também para as que têm como objetivo iniciar o processo de exportação: “a apresentação do projeto Exportar + é o continuar, por parte do executivo, da vontade de caminhar junto aos seus empresários e promotores. Sendo a economia de mercado uma ação extremamente dinâmica, urge informar os empresários acerca de todos os mecanismos passiveis de contribuir para o sucesso da sua internacionalização”.
O projeto Exportar + é desenvolvido pela NERVIR e pela NERBA – Associação Empresarial do Distrito de Bragança, com o apoio da ACISAT – Associação Empresarial do Alto Tâmega, e em colaboração com as Comunidades Intermunicipais do Alto Tâmega, Douro e Terras de Trás-os-Montes, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e o Instituto Politécnico de Bragança.