A Plataforma arrancou com 148 entidades, 444 produtos e serviços, com um levantamento de 100 locais do Douro e 200 fotografias e vídeos. Marcam presença produtores, empresários do alojamento restauração e diversão, bem como entidades públicas e do terceiro setor.
Diz Hernâni Gouveia, vice-presidente da Direção da Douro Generation, que esta plataforma já corre o mundo, foi lançada em Outubro e recentemente apresentada em Itália, um dos países parceiros da rede World Generation, na maior feira de artesanato, turismo e território com a presença de 115 países e 3 milhões de visitantes, entre os dias 3 e 11 de Dezembro.
Na comunidade Douro Magico pode encontrar museus, associações recreativas, produtores de vinho, azeite, fruta e compotas, artesãos e artesanato, hotéis, turismo rural, restaurantes, casas de chá, entre muitos outros agentes socioeconómicos do Alto Douro Vinhateiro.
O Douro Mágico 360 permite aos visitantes e turistas, nacionais e internacionais, conhecer melhor os roteiros que podem fazer no Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade, e podem ainda organizar o seu próprio roteiro.
Outra das valências desta plataforma é recorrer ao 360 não só para apresentar roteiros e pontos de interesse, mas também produtos regionais, restaurantes e hotéis, onde o utilizador poderá reservar ou comprar já em 2017, depois da fase experimental que decorreu.
A plataforma oferece a magia do Douro através do on-line e dos dispositivos móveis (IOS e Android) com a aplicação Douro Mágico 360º disponível de forma gratuita na AppStore e GooglePlay.
A Douro Generation não se esqueceu dos mais pequenos, pois o Douro Magico oferece também um jogo interativo, didático e divertido, onde os mais novos passam a conhecer as Aldeias Vinhateiras do Douro e dos concelhos do Património da Humanidade.
Hernâni Gouveia lembra que este produto tecnológico resulta de uma das ações de um grande projeto “Douro em Movimento – Aldeias com Vida”, financiado pelo NORTE2020, que tem como objetivo apoiar a promoção internacional do destino Douro, dos seus produtores, empresários e cidadãos.