O Tribunal de Resende é um dos 20 tribunais que vai voltar a abrir portas, estando a reabertura marcada para o próximo dia 2 de janeiro.
Garcêz Trindade, Presidente da Câmara de Resende, não escondeu a satisfação perante a reabertura do Tribunal do concelho, afirmando que “Aquilo que aconteceu [em setembro de 2014] foi um encerramento de um serviço público essencial à nossa comunidade. Desta feita trata-se de uma reabertura, portanto é algo de importante, é algo de melhor. E na minha opinião, aproxima a justiça das pessoas”.
“Em finais de 2013 fui eleito e em setembro de 2014 efetivou-se o encerramento de toda a funcionalidade do nosso tribunal, apesar de todas as solicitações de audiência à Sra. Ministra (não fui só eu a solicitar, foi também a Associação Nacional de Municípios, entre outras instituições), às quais a Sra. Ministra nunca ligou. Entretanto, em 2015, em termos de campanha eleitoral do Partido Socialista, o Dr. António Costa prometeu que se fosse eleito primeiro-ministro iria repor as funcionalidades dos tribunais que encerraram, um deles era Resende”, lembrou Garcêz Trindade, sobre o processo que conduziu ao encerramento e agora reabertura do Tribunal de Resende.
O Tribunal de Resende vai reabrir com a presença permanente de dois secretários e um assistente operacional disponibilizado pelo Município de Resende. O juiz será não residente e deslocar-se-á ocasionalmente consoante as necessidades impostas pelos processos judiciais existentes.
A abertura oficial do Tribunal de Resende deverá ser assinalada com a presença da Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, no próximo dia 4 de janeiro.