A uma cota superior será instalado um edifício de apoio ao parque, equipado com bar e instalações sanitárias, para apoio às atividades aquáticas. A empreitada contempla também a criação de um percurso de arvorismo, constituído por diversas pontes suspensas entre as árvores.
Ao longo do parque serão colocados painéis informativos/educativos com o objetivo de sensibilizar/educar os utilizadores para os valores naturais aí existentes, quer ao nível da flora, como também da fauna e geologia. No centro do parque nascerá um pequeno anfiteatro que servirá, entre outros, de sala de aulas à comunidade escolar, público que se pretende seja o principal utilizador deste espaço.
A via de acesso automóvel contemplará uma zona de retorno, que facilite a inversão de marcha automóvel. Ao longo desta via serão criados vários lugares de estacionamento.
Além do Parque Fluvial Km 10, a Câmara Municipal de Cinfães adquiriu mais terrenos na zona ribeirinha do Paiva, concretamente na freguesia de Souselo, no local denominado Lagoa ou Eirinhas, onde será construído um parque temático.
O objetivo é valorizar um dos recursos naturais mais valiosos do Concelho, o Rio Paiva. O autarca Armando Mourisco realça a importância dos recursos naturais na atração do turismo e, consequentemente, o desenvolvimento da economia do Concelho.