Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi professor do ensino secundário e exerceu a profissão de advogado.
A nível político, foi deputado quer na Assembleia da República quer na Assembleia Municipal de Matosinhos.
Exercia desde ano de 2005 o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos depois de ter sido Vereador e Vice-presidente em executivos anteriores.
Além das funções Autárquicas, assumiu funções de presidente do Conselho de Administração da Matosinhos Habit e da Matosinhos Sport, Presidente da ACA - Associação Casa da Arquitetura, entre outras funções em instituições de outras áreas de atividade como o ambiente, transportes e mobilidade, cultura, juventude, desporto, solidariedade social e saúde.
A nível europeu, assumia à data da sua morte a Presidência do Fórum Europeu para a Segurança Urbana (EFUS), membro do Comité de Monitorização do Conselho da Europa, Relator Principal do Conselho da Europa para “Os Poderes Locais e Regionais em França” e presidente do Conselho de Administração da Rede Europeia das Cidades e Escolas de Segunda Oportunidade.
O Dr. Guilherme Pinto, possuía a excelência da argumentação e o gosto pelo debate, amante da sua terra natal, que apostou em transformar num pólo cultural. Homem insaciável no sentido de querer fazer mais para desenvolver Matosinhos, sempre com ideias novas a borbulhar que nos contagiava a todos, um devorador de livros, um amante da cultura, da história, e gostava de entremear as conversas da atualidade com as coisas que estudava, contagiando com o seu entusiasmo tudo e todos.
A Câmara Municipal do Marco de Canaveses, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Dr. Guilherme Manuel Lopes Pinto, consubstanciado no reconhecimento de autarca e uma referência, na política, na gestão autárquica e paixão pela sua terra Matosinhos.