Ao longo do fim-de-semana, subiram ao palco da Sala de Espetáculos do «Marco Fórum XXI», mais de 800 pessoas em representação de 27 associações culturais e recreativas, escolas e grupos organizados, oriundos das várias freguesias do Concelho.
De vozes afinadas e alguns, trajados a rigor, os cantadores interpretaram vários temas alusivos à chegada do Menino Jesus e à visita dos Reis Magos, celebrando ainda a entrada no Novo Ano e a tradição de Cantar as Janeiras.
O Encontro de Cantadores de Janeiras é já um marco cultural no Concelho e reuniu, uma vez mais, muito público. Estiveram também presentes no evento o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira; o Vice-presidente José Mota; os Vereadores Gorete Monteiro, Vítor Gonçalo e Sousa Pinto; um número muito significativo de Presidentes da Junta de Freguesia, entre outros autarcas e entidades.
«Um encontro intergeracional, com muita cor, alegria e amizade, que naturalmente encanta o público aqui presente», referiu o Presidente da Câmara Municipal evidenciando ainda «o trabalho e o grande valor cultural das nossas associações e coletividades, ou cidadãos que de forma espontânea se reúnem para virem até nós “Cantar as Janeiras” e desejar um Bom Ano. Retribuo os votos e a todos o nosso sincero muito obrigado por partilharem tão belos momentos».
Manuel Moreira acredita que estas manifestações culturais são fundamentais «para preservar o património imaterial e cultural, como marca indelével da nossa identidade. As nossas raízes e a nossa história estão presentes nesta tradição de Cantar as Janeiras, usos e costumes que devemos procurar preservar e legar às novas gerações».