O Dr. Mário Soares é uma das grandes figuras da história portuguesa do século XX e do início do século XXI, e fundador do nosso regime democrático. Pelos cargos cimeiros que ocupou no Estado e pelas decisões de largo alcance que tomou para o País, foi o protagonista político do nosso tempo e aquele que mais configurou a democracia portuguesa nas suas opções fundadoras.
Ao longo de uma vida muito rica e multifacetada, o Dr. Mário Soares deixou uma marca profunda em todas as funções que exerceu, fosse na sua vida profissional, como advogado (em que se notabilizou na defesa dos perseguidos políticos), fosse na sua atividade política, em que merecem destaque o exercício de funções como Presidente da República durante dez anos e como Primeiro-Ministro de três Governos Constitucionais.
Desde muito jovem e durante uma longa vida, combateu pela liberdade, quer na resistência à ditadura do «Estado Novo», que lhe custou a prisão, a deportação e o exílio, quer na luta pela consolidação da democracia constitucional.
Foi em defesa da liberdade e da democracia que confrontou, corajosamente e sem receios, o regime do Estado Novo. Foi em defesa da liberdade e da democracia que enfrentou, com convicção, aqueles que, em 1975, atraiçoando o espírito do 25 de Abril, queriam implantar em Portugal um regime totalitário de esquerda. Foi em defesa da liberdade e da democracia que defendeu, com convicção, a indispensabilidade da participação de Portugal no processo de construção europeia.
Foi também o Dr. Mário Soares um dos responsáveis pela adesão de Portugal à Comunidade Europeia, tendo sido um grande impulsionador da abertura do país à Europa e ao Mundo.
O Dr. Mário Soares está assim indelevelmente ligado à história contemporânea de Portugal e à transformação, abertura e modernização da sociedade portuguesa. Foi o primeiro ministro dos Negócios Estrangeiros da Revolução. Foi o primeiro Primeiro -Ministro da República democrática saída do 25 de Abril de 1974. Foi o primeiro Presidente da República civil. Detentor de um reconhecimento internacional reiterado por distinções e prémios relevantes, o Dr. Mário Soares manteve, ao longo de muitas décadas e mesmo fora do exercício de cargos políticos, uma presença ativa e interveniente na vida cívica, política, social e cultural, pensando, escrevendo e agindo em nome da sua convicção constante na liberdade, na democracia e no progresso social.
Homem de profunda cultura e de convicções fortes, o Dr. Mário Soares lega-nos também um exemplo daquilo que deve ser um político em democracia: alguém que se bate até à exaustão pelas causas em que acredita, mas que sabe sempre fazê-lo com tolerância, com espírito de abertura e com a capacidade para construir os entendimentos que a defesa do interesse nacional exige.
A República Portuguesa é -lhe, por tudo isto, devedora da sua longa e incondicional dedicação à causa pública e do seu exemplar contributo para o prestígio de Portugal.
Mário Soares é, pois, uma figura ímpar e inesquecível da História de Portugal, um combatente pela conquista da Liberdade e pela consolidação da Democracia.
A Câmara Municipal de Marco de Canaveses, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do Dr. Mário Soares, endereçando as suas mais sentidas condolências à família do Dr. Mário Soares, em particular aos seus filhos, mas também ao Partido Socialista, de que foi fundador e Secretário-geral durante mais de doze anos, consubstanciado como incontornável referência na luta pela liberdade e democracia de Portugal e figura impar e inesquecível da História de Portugal Contemporâneo.