No âmbito da data em que se assinalam os 40 anos de poder local democrático, decorreu, durante a manhã, no salão nobre da Câmara Municipal de Mesão Frio, uma sessão que contou com a presença do presidente da autarquia, Alberto Pereira, a quem os alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Prof. António da Natividade puderam colocar todas as questões relacionadas com o exercício das suas funções, com a democracia e com o poder local autárquico. O edil, por sua vez, estabeleceu um diálogo intimista com os jovens cidadãos, desafiando-os a comparecerem nas assembleias municipais e nas reuniões do executivo para, desta forma, ficarem a compreender melhor, como funcionam os órgãos autárquicos. À sessão compareceram também os técnicos da Câmara Municipal, da equipa deste projeto e a diretora do agrupamento de escolas, Aldina Pereira.
Da parte da tarde, as atividades tiveram lugar no lar novo da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, com um debate sob o mote «Dar voz à terceira idade». Os utentes desta IPSS que aceitaram participar, foram divididos em cinco grupos, cada um com um representante, que ajudou a dinamizar as diferentes opiniôes. Foram debatidos temas como a sexualidade, a participação ativa na comunidade, os maus-tratos, o processo de institucionalização e os sonhos.
Estimular a reflexão sobre o combate às desigualdades ou discriminações, é fundamentalmente, a finalidade deste projeto, que dispõe de uma viatura equipada com recursos lúdico-pedagógicos e que continuará a percorrer as localidades do país, até 17 de junho.