Do total de 82 médicos internos que iniciaram a sua formação no CHTS, 67 são internos do ano comum e 15 são internos de especialidade distribuídos pelas áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina interna, Patologia Clínica, Pediatria e Ortopedia.
A receção e acolhimento aos médicos internos aconteceu ontem, no auditório do Hospital Padre Américo, com a apresentação dos diferentes serviços pelos seus diretores. Aos novos médicos internos foi ainda dado a conhecer as formalidades e as dinâmicas institucionais do Centro Hospitalar.
Braga da Cunha, diretor do Internato Médico, deu as boas-vindas aos novos médicos internos e desejou o maior sucesso profissional nesta nova etapa.
O presidente do Conselho de Administração, Carlos Alberto, apelou à capacidade e disponibilidade dos novos médicos internos para “ir ao encontro das necessidades da população, somos a segunda maior urgência do norte e a terceira maior maternidade do país. A área de influência do CHTS abrange 520 mil habitantes.”
O número de internos que escolhem o CHTS para a sua formação tem aumentado de ano para ano. Em 2015 foram 51 internos do ano comum e 13 internos de especialidade que entraram no Centro Hospitalar. O ano passado, em 2016, esse número aumentou e o CHTS recebeu 60 internos de Ano Comum e 15 internos de Especialidade.
Joana Mendes, interna do Ano Comum, natural de Paços de Ferreira, diz que escolheu o CHTS “como primeira opção pela boa experiência do ano anterior de uma amiga que falou muito bem da instituição e das pessoas”.
Tiago Macedo pensou no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde por ser natural de Vila do Conde, mas o CHTS foi naturalmente opção pela “experiência positiva de colegas em anos transatos e pela proximidade ao Porto”, referiu o interno do Ano Comum.
Internato Médico
A Administração Central do Sistema de Saúde é responsável por gerir e coordenar o Internato Médico, em colaboração com outras entidades centrais, regionais e locais.
O Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização.
O Internato Médico está organizado em dois períodos de formação, Ano Comum e Especialidade.
O regime do internato médico prevê a abertura anual de um único concurso para ingresso no internato médico, ao qual concorrem, em simultâneo, os candidatos a ingresso no ano comum e os candidatos a mudanças de especialidade e reingressos no internato médico.
Ano Comum
O Ano Comum é o primeiro ano do Internato Médico, sendo um período de formação geral, e é composto por vários estágios em diferentes serviços e áreas médicas.
O interno é sempre supervisionado por um médico especialista.
Especialidade
A especialidade é a área de diferenciação técnico-científica em que o médico se irá especializar. Esta formação pode durar entre 4 a 6 anos, de acordo com as diferentes especialidades.
Esta formação obedece a um programa elaborado pelo colégio da especialidade, dividido num conjunto de estágios obrigatórios e opcionais sujeitos a avaliação.
O interno de Especialidade tem mais autonomia e uma maior responsabilidade.