Nesta iniciativa participaram algumas turmas do Agrupamento de Escolas de Castro Daire e também da Escola Profissional Mariana Seixas que irão participar, mais uma vez, neste concurso em que têm conseguido obter boas classificações a nível regional.
O representante do Município de Castro Daire, Vereador da Cultura, Dr Rui Braguês, parabenizou todos os participantes dos outros anos nas competições dos projetos. Referiu, ainda, que nem sem é possível vencer, mas só o facto de trabalhar para isso é muito importante. “Ser empreendedor neste momento em que vivemos numa sociedade cada vez mais competitiva, ser empreendedor significa ter boas ideias e ter a capacidade a ideia de as implementar é sem duvida uma arma que todos nós devemos ter para no futuro termos bons resultados quer a nível pessoal ou profissional” referiu o Vereador da Autarquia Castrense.
Em representação da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões esteve presente a Dr. Maria Jorge que agradeceu a correlação que tem vindo a existir com a autarquia para que estes projetos tenham vindo a ter grande sucesso. Referiu, ainda, que as Escolas de Castro Daire têm representado muito bem os 14 Municípios, pois acaba por representar quando inclusive participa a nível regional, da Região Centro e efetivamente vem sempre com bons resultados. A finalizar o discurso agradeceu a todos os alunos a participação.
O professor Hélio Serrano, representante do Agrupamento de Escolas de Castro Daire mostrou-se bastante agradado com estas iniciativas e afirmou que este ano haverá mais projetos empreendedores para que os alunos possam desenvolver as suas ideias e a sua criatividade. Para finalizar agradeceu a todos os colegas e alunos que irão participar da Escola Secundária de Castro Daire e também da Escola Profissional Mariana Seixas com esperança que os resultados serão meritórios.
Para testemunhar o que é ser uma pessoa empreendedora, foram apresentados dois projetos que serviram de exemplo para os alunos.
O primeiro projeto, da Dr Sónia que se formou na área da Educação, Professora de Matemática, mas com a dificuldade em ser colocada resolveu desenvolver o seu próprio negócio. Investiu no sector agrícola, nomeadamente na produção de framboesa. Mostra-se bastante satisfeita com o seu projeto e afirma que nos próximos tempos irá aumentar o seu efetivo de produção.
O segundo projeto com o nome, From Kibéria with love, da Dr. Marta Baeto, um projeto que relata o empreendedorismo social. Este projeto visa ajudar crianças desfavorecidas num país de África, Kénia.
A apresentação dstes dois projetos permitiu aos alunos pensar como desenvolver as suas próprias ideias e como se tornar em pessoas empreendedoras.
De relembrar que os alunos da Escola Secundária de Castro Daire venceram a ultima edição do ano passado do Concurso de Ideias de Negócio promovido pela Comunidade Intermunucipal Viseu e Dão Lafões no âmbito do projeto “Escolas Empreendedoras”.