Muitos foram os fantasiados que pisaram a calçada em Cinfães. Entre palhaços, bombeiros, doceiras, pintores, gnomos, piratas e princesas, foram muitas as figuras do imaginário infantil a marcar presença no desfile organizado pelo Município cinfanense.
Armando Mourisco, presidente da autarquia foi perentório em dizer que “a importância desta atividade está à vista hoje: são milhares de pessoas que aqui estão. São cerca de dois mil figurantes e as ruas da Vila estão cheias, cheias de gente com alegria, com cor, com vivacidade e é uma tradição que se mantém”, referiu.
A organização do evento coube à autarquia cinfanense, mas o Presidente da Câmara de Cinfães não esquece a ajuda de todos: “Não era possível que isto acontecesse sem os agrupamentos de escolas, sem os pais e encarregados de educação, sem os professores, sem os funcionários, sem as associações de solidariedade nem sem as nossas associações humanitárias, sem esquecer a animação que é trazida pelos grupos do concelho”, disse, em tom de agradecimento, Armando Mourisco.
Para além dos participantes no desfile, foram muitas as pessoas que quiseram assistir a este momento, algo que Armando Mourisco, Presidente da Câmara de Cinfães considera importante para a economia local.
“Desde que estamos na Câmara Municipal aumentamos em três vezes mais a despesa no comércio, na indústria e nas empresas cinfanenses. Este dia hoje, em concreto, é importante para a dinâmica comercial da sede do concelho, mas é importante também para os dias futuros porque quem cá vem hoje vê a oferta que existe e com certeza voltará cá novamente”, congratulou-se o Presidente cinfanense.
Manuel Pereira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Cinfães diz que a tradição do desfile de Carnaval é já de muitos anos.
“O desfile de Carnaval é uma tradição do Agrupamento desde sempre, aliás, quem começou foi o 1º Ciclo em Cinfães e mais tarde o Agrupamento. É uma organização que começou nas escolas, foi sempre acarinhada pela autarquia e neste momento é um grande investimento do próprio município que em termos de promoção turística do e promoção social investe bastante neste desfile”, assumiu Manuel Pereira.
No final do desfile, os participantes tiveram direito a um lanche oferecido pelo município tendo também a oportunidade de conviver ao som da música entoada pelas colunas colocadas junto ao Posto de Turismo da Vila de Cinfães.