A indicação da Comissão Nacional do Partido Socialista era de que seriam os atuais presidentes de Câmaras os candidatos às Eleições Autárquicas, no caso de ser essa a sua vontade, tornando esta confirmação uma “formalidade” admite Jorge Caetano, Presidente da Concelhia que refere ainda que a indicação de Garcêz Trindade como candidato foi “não só a indicação do partido a nível nacional mas também a vontade de toda a estrutura local reunida em Comissão Política alargada”, confirmando a unanimidade da decisão.
Jorge Caetano define esta decisão como uma questão de justiça “uma vez que este mandato foi um mandato em que o nosso presidente se debateu com uma série de dificuldades, com o inicio do quadro comunitário que só agora começa a ter resultados, em que ele teve de andar a inserir uma série de projetos e ideias, e portanto, quem semeou a estratégia nestes anos foi ele e parece-nos a nós que é de todo o bom senso que seja ele a ter oportunidade de executar essas mesmas ideias que lançou”, referiu o Presidente da Comissão Política resendense.
Garcêz Trindade já tinha anunciado a sua disponibilidade para se recandidatar em fevereiro do ano passado na realização do jantar do Partido Socialista de Resende, se as estruturas locais, distritais e nacionais estivessem de acordo.
“Houve unanimidade em aceitar a minha candidatura e, portanto, acho que isto significará o reconhecimento do trabalho que nós temos feito aqui, um trabalho árduo e complicado que tivemos nestes três anos e quatro meses”, disse, em declarações, Garcêz Trindade.
Depois da formalização do convite endereçado ao candidato e da confirmação por unanimidade na Comissão Política Concelhia, segue-se a comunicação da indicação de Garcêz Trindade à Federação Distrital do Partido Socialista e posteriormente, a comunicação aos Órgãos Nacionais do Partido.
Sobre estes procedimentos, o atual Presidente da Câmara de Resende diz-se “tranquilo” até porque a reunião contou com a presença do Presidente da Federação Distrital de Viseu, António Borges, num sinal de concordância.
Garcêz Trindade, garantiu ainda que a nível nacional não haverá nenhuma dificuldade na confirmação oficial da sua candidatura ao Município de Resende, esperando que “tudo se conjugue, que haja apoio nas três estruturas para que a candidatura seja tranquila”, disse.
Nas últimas Eleições Autárquicas, realizadas em 2013, a lista encabeçada por Garcêz Trindade à Câmara Municipal venceu com 50,71% dos votos contra os 41,41% alcançados por Jaime Alves, que também vai ser novamente candidato à Câmara Municipal pelo PSD.