A Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos - Amb3E, com o apoio da Liga dos Bombeiros Portugueses, voltou a desafiar os Bombeiros e as populações para reunirem velhos electrodomésticos, resíduos eléctricos e eletrónicos, lâmpadas, resíduos de pilhas e acumuladores portáteis, sendo que as Corporações vencedoras serão premiadas com equipamentos úteis para beneficiar os quartéis e os seus bombeiros.
Aceitando de imediato o desafio, o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, acompanhado do Vice-presidente, José António Mota, que detém o pelouro do ambiente, acompanhados por elementos da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos, entregaram 3.900kg de equipamentos de resíduos eléctricos e electrónicos à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses.
«Conseguimos reunir computadores, monitores, teclados, impressoras, ratos de PC’s, processadores - CPU, fotocopiadoras, aquecedores, telefones, scanners,televisões, máquinas de lavar roupa, frigoríficos, plotter tonners, entre outros resíduos, oriundos de diversos equipamentos municipais e que já não tinham utilidade, sendo que agora acabam por ganhar uma nova vida e, quem sabe, contribuir para que os nossos Bombeiros consigam conquistar um dos prémios a concurso, embora reconheça que esta não é uma tarefa fácil», referiu o Autarca.
Para Manuel Moreira, «esta Campanha é, sem dúvida, uma excelente iniciativa porque reúne vários fins. Desde logo, sensibilizar a população para a problemática ambiental deste tipo de resíduos, mobilizar a sociedade civil para a importância da reciclagem e, muito importante, para apoiar os nossos Bombeiros».
A Campanha “Quartel Electrão – Ajude a equipar os nossos Bombeiros!”, decorre até ao dia 15 de Março. Até lá, pode depositar os seus velhos eletrodomésticos (frigoríficos, micro-ondas, torradeiras, televisores, computadores, telemóveis, etc), pilhas e lâmpadas em fim de vida no quartel dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses.
«Quanto mais objectos reciclarmos, quanto mais quilos acumularmos de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos, mais estaremos a ajudar a nossa Corporação, e mais hipóteses terão de ganhar uma nova ambulância», apelou o Edil Marcoense Manuel Moreira.
Congratulando-se com «a generosa contribuição da Câmara Municipal», Fernando Nazário, o Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses aproveitou a ocasião para reiterar que «precisamos mesmo da ajuda de toda a população, para que a Corporação supere este desafio e veja o seu quartel com novos equipamentos e quem sabe a tão desejada ambulância de transporte de doentes».
A campanha “Quartel Electrão” vai já na 3.ª Edição. Recorde-se que para além do 1º Grande Prémio Absoluto: a Ambulância de Transporte de Doentes, existem ainda mais dois prémios designadamente: 1.º Prémio Pilhas - 1.500€ em material EPI- Equipamento de Protecção Individual e o 1º Prémio Lâmpadas - 1.500€ em material EPI.
A campanha distingue ainda os “Prémios Per Capita”, que consistem na atribuição de 8 cartões pré-pagos de combustível