Durante este almoço, o Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses teve a oportunidade de conviver com diversos membros da Associação, como de reste tem sido hábito em diversas iniciativas que são regularmente promovidas pela Associação, assim como teve a oportunidade de conhecer ainda melhor o trabalho cultural e associativo que é feito nesta Instituição, e do programa de trabalho que está previsto para o decurso ano de 2017.
“Esta é uma instituição que tudo tem feito para manter bem viva a memória de todos aqueles que foram chamados para servir a Pátria, e que, por isso mesmo, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver, deve ser para todos nós motivo de orgulho.”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses.
À entrada para o restaurante, onde decorreu o repasto, o Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, desconhecia a cerimónia de homenagem a agraciamento que lhe estava reservada, e, foi já na fase final do almoço, que estava reservada a surpresa: o Presidente da Direção da Associação dos Combatentes da Guerra do Ultramar de Marco de Canaveses, Major General Antunes Andrade, entregou o diploma e o cartão de sócio honorário n.º 1, uma distinção que muito honrou o presidente do município Marcoense.
Uma designação atribuída a título pessoal da qual poucos se podem orgulhar, como salientou o Major General Antunes Andrade, Presidente da Direção da Associação, ao recordar que ao longo dos seus 12 anos de existência, a Associação nunca tinha nomeado mais nenhuma outra personalidade, cabendo ao Dr. Manuel Moreira, esta distinção e a razão de ser o sócio honorário nº 1.
Assim, Manuel Moreira, é o primeiro detentor de cargos públicos a ser distinguido desta forma pessoal, pela esta Associação Marcoense.