Esta formação de cariz teórico-prático, acreditada e recomendada pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia, é dirigida a profissionais de saúde e foi preparada pela equipa responsável pela Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético do CHTS.
Organizado em dois dias, o programa aborda temas como Factos e números no pé diabético, Pé Neuropático, Tratamento da dor neuropática, Organização de Cuidados ao Pé Diabético em Portugal, Cuidados de Podologia e Calçado, Cuidados Gerais e de Penso e Terapia de Pressão Negativa.
O Curso tem ainda no programa blocos práticos, apresentações de casos clínicos e formação prática, onde os doentes seguidos na consulta são os protagonistas.
Os problemas do pé são uma complicação comum da diabetes, resultando em importantes consequências médicas, sociais e económicas para os doentes, família e sociedade. São a principal causa de ocupação das camas hospitalares pelos diabéticos, consumindo uma quantidade importante de recursos de saúde e responsáveis por mais de 60% das amputações major dos membros inferiores.
Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético no CHTS
No ano passado, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa apresentou a mais baixa taxa de amputações de pé diabético do país.
A equipa multidisciplinar da consulta de Pé Diabético continua empenhada em diminuir o número de amputações entre diabéticos e, para isso, conta com um website dedicado à Consulta de Pé Diabético e uma aplicação para smartphones de monitorização de feridas.
Estas duas ferramentas de apoio à consulta do Pé Diabético resultam da colaboração entre a equipa e o Serviço de Informática do Centro Hospitalar.
A equipa é composta por médicos das especialidades de cirurgia, ortopedia e cirurgia vascular, enfermeiros especializados e uma podologista.
Atualmente, são efectuadas cerca de três mil e 500 consultas por ano, das quais perto de 800 são primeiras consultas.