A Editora Edições Esgotadas publica a obra de Maria José Matos, Perda de Bens na Lei No 5/2002, o primeiro livro de uma coleção denominada por Pro Justitiae, que tem como foco principal auxiliar os profissionais que trabalham na área do Direito.
A autora que exerce funções como Juiz de Direito há mais de vinte anos apresenta nesta obra uma resposta despida de preconceito e inspirada na leitura da Lei como tradução do Direito, tendo a Justiça como m último. Um livro conciso, de fácil leitura, que se centra em temas pouco recorrentes que respondem aos fenómenos resultantes da evolução social e da criminalidade atual.
Pro Justitiae é assim uma compilação inovadora nesta área de atividade que expõe a opinião do autor sobre as temáticas legisladas e cuja realidade está próxima do presente, nomeadamente, o tema da criminalidade organizada e económico-financeira que é um fenómeno complexo e de mil facetas, capaz de fazer perigar bens jurídicos primordiais, por vezes, mesmo a estrutura do próprio Estado.