O certame contou com várias atividades promovidas por diversas entidades e empresas, como por exemplo, rastreios ao nível cardiovascular, auditivo e visual; Dançaterapia; Vox Pop da Saúde; Medicina Alternativa; As Termas na escola; Flash mob; Teatro; Showcooking e ainda ações de sensibilização.
O Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende explicou que “esta feira pretende desenvolver hábitos de vida saudáveis nos nossos alunos e também na comunidade em geral. No nosso projeto educativo temos algumas competências que queremos que os nossos alunos desenvolvam e a questão da saúde é fundamental”, referiu Manuel Tuna.
A iniciativa que foi organizada pelo Agrupamento de Escolas contou também com o apoio do Curso de Saúde existente na Escola Secundária D. Egas Moniz e para além da comunidade escolar, pretende abrir as portas da escola à comunidade em geral.
Manuel Tuna, concorda que a escola deve ter um papel importante no que toca à questão da saúde dos alunos e dá o exemplo da alimentação: “A alimentação saudável, hoje em dia, é importantíssima. Cada vez mais nós percebemos que as escolas desempenham um papel fundamental na criação desses hábitos por que, muitas vezes por falta de tempo, por outras razões, em casa os alunos não têm essas alimentação que inclua a sopa, o peixe, a fruta e é isso que nós tentamos, todos os dias, até através da alimentação que fornecemos nas nossas cantinas, que os jovens consigam adquirir esses hábitos e que no futuro se evitem doenças que hoje cada vez mais aparecem em idades mais jovens como a obesidade, como os diabetes e que depende muitos dos hábitos que se adquirem prevenir essas doenças”, reconheceu o Diretor do Agrupamento.
A Feira da Saúde, que vai já na 3ª Edição, tem sido bem-recebida pela comunidade, acredita Manuel Tuna. “A nível de estudantes do agrupamento, eles aderem. Estão aqui presentes não só os alunos da Escola Secundária D. Egas Moniz, mas também os alunos da Escola Básica do 2º Ciclo e dos Centros Escolares e é sempre importante essa adesão por parte dos nossos alunos. Também temos tido uma boa recetividade a nível da comunidade local e há muitas pessoas que vão passando por aqui por curiosidade e também alguns rastreios que nós podemos oferecer nesta feira”, concluiu o Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende.
O Agrupamento de Escolas de Resende tem mais de 1300 alunos, distribuídos por cinco escolas: Escola Secundária D. Egas Moniz; Escola Básica do 2º Ciclo de Resende; Centro Escolar de Resende; Centro Escolar de S. Martinho de Mouros e Centro Escolar de S. Cipriano.