Apesar da data de registo de atividade em fevereiro de 2004, o primeiro turno da VMER - Vale do Sousa foi realizado a 19 de abril de 2004 por Fernando Moura, médico, e Francisco Coelho, enfermeiro.
A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar destinado ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente.
Estas viaturas de emergência médica têm base hospitalar. A base da VMER – Vale do Sousa é na unidade de Penafiel do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), Hospital Padre Américo.
O propósito da VMER assenta na estabilização pré-hospitalar e no acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência.
A equipa é constituída por um Médico e um Enfermeiro que dispõem de equipamento de Suporte Avançado de Vida. A saída de emergência é acionada pelo CODU - Centro de Orientação de Doentes Urgentes.
Os profissionais do Instituto de Nacional de Emergência Médica (INEM) que prestam serviço na VMER – Vale do Sousa são, na sua maioria, profissionais do CHTS que encaram com verdadeiro espírito de missão este difícil trabalho.
Em 2016, a VMER - Vale do Sousa deu resposta a 2.985 situações de emergência médica.
Na fotografia, Pedro Luís e Sandra Pereira, Enfermeiro e Médica, dois dos elementos da atual equipa da VMER - Vale do Sousa.