Na abertura da atividade o Vice-Presidente do Município, Eurico Moita, agradeceu a participação de todos os alunos, professores e restantes colaboradores nas atividades desenvolvidas. Salientando a importância da floresta para toda a sociedade e que a organização destas ações por parte do Município passa essencialmente por sensibilizar a comunidade educativa para a preservação e valorização da floresta e da natureza.
A atividade arrancou na Escola Secundária de Castro Daire, em que participaram vários alunos e foram plantados vários azevinhos, numa zona verde da respetiva escola.
Foi também organizada uma plantação de espécie carvalho americano numa área ardida, os participantes na atividade foram os alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire.
A realização destas ações tem como objetivo obter a sensibilização da comunidade educativa para a importância dos espaços florestais na multiplicidade dos seus usos e funções e para a responsabilidade na sua proteção e valorização, através de um melhor conhecimento do que é a floresta. Por outro obter também a sensibilização dos jovens para as mais corretas práticas ambientais, apontando para a importância da floresta e sua preservação.
Para a terminar a celebração do mês da floresta, irá realizar-se no dia 31 de março o XII Seminário “Floresta sem fronteiras no Montemuro e Paiva” no Auditório Municipal no Palacete das Carrancas.