O nevão que se faz sentir desde a madrugada desta sexta-feira e se tem prolongado durante todo o dia não permitiu ainda que os trabalhos de limpeza fossem feitos de modo a que as estradas nos concelhos de Cinfães e Resende fossem reabertas, nomeadamente, a EN-321 que faz a ligação entre Cinfães e Castro Daire e também a EM-553 entre Resende e Feirão.
Carlos Cardoso, responsável da Proteção Civil Municipal de Cinfães explicou que a EN-321 continua cortada ao trânsito por que “apesar do esforço que o limpa-neves está a fazer para tentar remover a neve e aplicar sal-gema, a intensidade da queda de neve é muita, não permitindo a reabertura da estrada”.
Durante esta tarde, 52 alunos do Agrupamento de Escolas de Cinfães, residentes na Serra do Montemuro, foram mais cedo para casa “por uma questão de precaução”, depois da Proteção Civil de Cinfães ter reunido, adiantou Carlos Cardoso.
As estradas municipais em Cinfães estão todas transitáveis, mas os Bombeiros Voluntários de Cinfães continuam a aplicar sal-gema e a remover a neve que cai com bastante intensidade.
Em Resende, a Estrada Municipal 553 entre Resende e Feirão e a EM-553-1 que faz a ligação entre S. Cristóvão e a Panchorra, continuam encerradas.
“As estradas continuam encerradas, não foi sequer possível desenvolver trabalhos de limpeza dada a intensidade da queda de neve. Pelo menos até nova avaliação noturna, mas que não acredito que vá fazer alterar este cenário, as vias permanecem encerradas”, informou Fátima Pereira, da Proteção Civil de Resende.
Também em Resende, a Proteção Civil em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Resende, tiveram que transportar alunos do Agrupamento de Escolas de Resende que residem na zona do maciço serrano do concelho. “Tivemos que ser nós com as nossas viaturas a fazer a entrega dos alunos”, confirmou Fátima Pereira.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil prevê queda de neve para 800 metros de altitude, cota que pode descer pontualmente para os 600 metros, na Serra do Montemuro até ao final do dia de amanhã, sábado.