A intervenção operada ao longo de duas semanas foi quase total. As paredes foram pintadas de cores alegres, o mobiliário e os eletrodomésticos foram substituídos por novos equipamentos. A juntar a isto, foram acrescentados novos elementos de decoração, reforçada a iluminação interior e oferecidos brinquedos e material informático moderno, doado por empresas nacionais.
No momento em que apresentou aos meninos e funcionárias do CAT o resultado final desta profunda renovação, Fernando Mendes, visivelmente emocionado, não conseguiu conter as lágrimas. Entusiasmadas, as crianças rejubilaram de alegria à medida que iam descobrindo todas as mudanças que beneficiam agora a sua “casa”. O resultado final deste dia que perdurará para sempre nas suas memórias foi exibido depois numa reportagem que foi para o ar durante o especial do "Preço Certo” emitido a partir da cidade de Lamego.
Durante o espetáculo, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lamego, António Marques Luís, agradeceu o esforço feito em prol do CAT e todo o carinho que a equipa da RTP dedicou aos meninos que vivem aqui e que se reflete agora no seu estado de espírito.
A funcionar, 24 horas por dia, desde setembro de 2006, o Centro de Acolhimento Temporário alberga neste momento 16 crianças até aos doze anos de idade, do género misto. Destinado ao acolhimento urgente e temporário de crianças e jovens em perigo, a Misericórdia de Lamego proporciona, durante a sua estadia, os meios que contribuem para a sua valorização pessoal, escolar e social.