Diariamente são realizadas, em Penafiel, 1500 consultas e exames especiais, sem contar com o número de acompanhantes, estima-se que passam pela Consulta Externa mais de 3 mil pessoas dia.
As obras de reestruturação da Consulta Externa vão ser efetuadas de forma gradual para minimizar o incómodo aos utentes, que qualquer empreitada envolve.
Numa primeira fase, as intervenções serão efetuadas com recursos próprios do Serviço de Instalações e Equipamentos (SIE) que conta com colaboradores de construção civil, carpintaria, eletricidade, pichelaria e de eletromecânica.
A intervenção dos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) nesta obra pretende garantir a qualidade e a racionalização de custos.
A obra tem uma duração prevista de 6 meses, sendo efetuada em três fases:
Fase 1: Remodelação dos interiores com criação de novos espaços de consulta, ampliação das salas de esperas para consulta e exames, adaptação e criação de novos balcões de atendimento.
Fase 2: Construção do novo espaço para o Hospital de Dia, cujo projeto está em processo de melhoramentos.
Fase 3: A obra relativa ao espaço exterior da Consulta Externa, já aprovado pelo Conselho de Administração, encontra-se em fase de contratação externa e inclui a melhoria dos acessos e a reformulação do estacionamento de ambulâncias.
Para o Presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto, “pretendemos não só criar novos e melhores espaços públicos e de atendimento, bem como introduzir alterações profundas que venham a dotar a consulta externa de novos circuitos, novos serviços e consultas, tendo como fim uma maior humanização deste espaço e dos cuidados prestados.
A Consulta Externa, a par com a Urgência, é onde recebemos mais utentes e temos de saber receber todos os nossos doentes com a maior qualidade e eficácia. É essa a nossa missão ao serviço do CHTS e da população que servimos.”