Da ordem de trabalhos constava a ratificação dos processos de escolha dos candidatos à presidência de câmaras municipais respeitantes a oito concelhos do distrito de Vila Real, e a análise da situação política atual.
Com base, no princípio orientador definido em Congresso Nacional, foram confirmadas as recandidaturas de Alberto Monteiro Pereira, à presidência da Câmara Municipal de Mesão Frio; Orlando Alves, à presidência da Câmara Municipal de Montalegre; e de Luís Machado, à Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião.
Foram também objeto de deliberação as candidaturas de Miguel Rodrigues, ao município de Alijó; Nuno Vaz, ao município de Chaves; Domingos Carvas, ao município de Sabrosa; José Mimoso, ao município de Valpaços; e José Carlos Rendeiro, ao município de Vila Pouca de Aguiar.
Todos os nomes propostos foram aprovados por unanimidade e aclamação.
A Federação Distrital de Vila Real prevê que até ao final do mês de abril sejam também deliberadas e confirmadas as candidaturas autárquicas aos restantes concelhos.
Francisco Rocha, presidente da Federação Distrital, adiantou que “o Partido Socialista está, em tempo, a fechar os processos de escolha de candidatos autárquicos. Apresentando em todos os concelhos os melhores candidatos e candidatas e os melhores projetos autárquicos”. Destacando que “a ratificação de candidaturas pela Comissão Política Federativa é apenas uma parte do processo de escolha democrática dos candidatos, que está a ser conduzido e liderado pelas respetivas comissões políticas concelhias”.
Francisco Rocha afirmou também “que queremos manter a maioria das câmaras municipais sob liderança do Partido Socialista, de modo a viabilizar a implementação do nosso projeto político, e para ajudar recuperar a liderança das comunidades intermunicipais e estar em condições de contribuir para assegurar a liderança da CCDR Norte no âmbito do quadro de reforma prevista para 2017 desta estrutura de coordenação e planeamento regional”.