Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Unknown | sábado, 29 de abril de 2017 | Publicado em , , , , , | Com 0 comentários
Decorreu ontem, dia 28, na Quinta da Aveleda, em Penafiel, a apresentação oficial do Festival Confluências – Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa, uma iniciativa promovida Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em articulação com os municípios que a integram e em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

A sessão contou com a presença do Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Inácio Ribeiro, da representante do Diretor Regional de Cultura do Norte, Fernanda Araújo, do Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, do Vogal da Autoridade de Gestão do Norte 2020 – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Jorge Nunes, e do Diretor Executivo da Opium, entidade responsável pela direção executiva e artística do Festival, Carlos Martins.

Inácio Ribeiro destacou o papel do barroco enquanto elemento de união do território do Tâmega e Sousa, servindo de mote a uma iniciativa cultural conjunta – o Festival Confluências – Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa – pensada para todos os públicos.

Este trabalho em rede foi também apontado por Fernanda Araújo como uma das características incontornáveis do evento, que salientou, ainda, o facto de este assumir uma nova abordagem em relação ao património, ao percecioná-lo como mediador de expressões artísticas e turísticas, indo, assim, ao encontro da missão da Direção Regional de Cultura do Norte.

O empenho dos municípios no quadro da articulação intermunicipal mereceu igualmente o enfoque de Jorge Nunes, que reconheceu os esforços encetados pelo Tâmega e Sousa em termos de cooperação e associativismo.

Carlos Martins fez referência ao grande desafio do Festival Confluências – Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa: valorizar o património, em particular o de estilo barroco, do ponto da vivência, dando-lhe novas leituras e tornando-o mais atrativo. Na sua perspetiva, este Festival é sinónimo de festa e de celebração, mas é, sobretudo, um convite a viver o património, a conhecer as quintas, a maioria privadas, criando espaços onde as pessoas podem contactar com as comunidades locais e as suas expressões artísticas e conhecer artistas de referência nacional e internacional.

Para Melchior Moreira o Festival Confluências – Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa é um projeto inovador, com potencial para ser replicado por outras Comunidades Intermunicipais, pela sua escala, pela ligação entre a cultura e o turismo e pela capacidade de atração de novos públicos.

O Festival Confluências – Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa, que decorre entre 06 de maio e 23 julho de 2017, durante os fins de semana, percorrendo quintas barrocas dos municípios do Tâmega e Sousa, propõe 20 dias de programação cultural, 60 concertos, 20 espetáculos para famílias e 14 novas criações, envolvendo artistas de referência nacional e internacional da música contemporânea e coletividades culturais do Tâmega e Sousa.

O primeiro fim de semana do Festival Confluências – Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa arranca nos dias 6 e 7 de maio, sábado e domingo, no Solar dos Magalhães, no centro da cidade de Amarante. No sábado, dia 06, o festival tem início às 15h30, com as peças de teatro para famílias O Zé do Telhado e O Castelo Assombrado, pela companhia Marionetas da Feira, seguindo-se, pelas 16h00, um ciclo de concertos com o Trio de Cordas Ricardo Tojal, Captain Boy e Filho da Mãe. À noite, pelas 21h45, sobem ao palco os Virgem Suta.

No domingo, às 15h30, atua a Tuna de Fridão, seguida, às 16h30, de um espetáculo de marionetas inspirado numa lenda do concelho de Amarante – Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda do Penedo da Moura –, concebido pela Limite Zero. O programa continua, às 16h00, com um concerto de comunidade – Primeiro Andamento –, com direção artística de Ricardo Baptista e António Serginho e criação e composição de Teresa Melo Campos e Ricardo Coelho com Propagode (Amarante), Rancho Folclórico de Baião e Rancho Folclórico de Santa Maria de Maureles (Marco de Canaveses).

O Festival Confluências – Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa é um projeto cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Programa do Festival Confluências – Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa

No fim de semana de 20 e 21 de maio o Festival viaja até ao Marco de Canaveses, tendo como palco as Obras do Fidalgo. O programa inclui, no dia 20, a peça de teatro para famílias Ephemeros, a vida num só dia, pela companhia Teatro em Caixa (15h00), um ciclo de concertos com Filipe Sambado, Éme e Lavoisier (16h00) e um concerto de Salvador Sobral (21h45) e, no dia 21, uma atuação do Grupo de Concertinas de Sobretâmega (15h30), o espetáculo de marionetas Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda dos quatro irmãos, pela Limite Zero (16h30), e o concerto de comunidade Primeiro Andamento (17h30).

A Casa da Companhia, em Penafiel, acolhe o Festival no fim de semana de 27 e 28 de maio. O programa inclui, no dia 27, a peça de teatro para famílias Baile das histórias, pela companhia Pé de Xumbo (15h00), um ciclo de concertos com de Turquoise, João Martins & Carlos Santos e Luca Argel (16h00) e um concerto de Sean Riley & The Slowriders (21h45) e, no dia 28, uma atuação do Grupo de Guitarras de Penafiel (15h30), o espetáculo de marionetas Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda da Pena Fiel, pela Limite Zero (16h30), e o concerto de comunidade Segundo Andamento (17h30).

Celorico de Basto é o destino do quarto fim de semana do Festival, a 3 e 4 de junho, e tem como cenário a Casa da Boavista. O programa inclui, no dia 3, a peça de teatro para famílias Talvez, pela companhia Nuvem Voadora (15h00), um ciclo de concertos com Bié, Mute Swimmer e Manish Pingle (16h00) e um concerto de Celina da Piedade (21h45) e, no dia 4, uma atuação do Grupo de Cavaquinhos de Arnoia (15h30), o espetáculo de marionetas Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda do Castelo de Arnoia, pela Limite Zero (16h30), e o concerto de comunidade Segundo Andamento (17h30).

De Celorico de Basto percorremos o caminho até Felgueiras, que nos leva à Casa de Simães, no fim de semana de 10 e 11 de junho. O programa inclui, no dia 10, a peça de teatro para famílias Guarda mundos, pela companhia Teatro da Didascália (15h30), um ciclo de concertos com Dawn Bird, José Valente e Valter Lobo (16h00) e um concerto dos First Breath After Coma (21h45) e, no dia 11, uma atuação dos Audivi Vocem (15h30), o espetáculo de marionetas Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda do Bom Jardim dos Coelhos, pela Limite Zero (16h30), e o concerto de comunidade Segundo Andamento (17h30).

A Casa de Vila Verde, em Lousada, abre as suas portas ao Festival no fim de semana de 17 e 18 de junho. O programa inclui, no dia 17, a peça de teatro para famílias Ez sapadores, pela companhia Projecto Ez (15h15), um ciclo de concertos com Vai e Vem, Luís Severo e Primeira Dama (16h00) e um concerto dos Best Youth (21h45) e, no dia 18, uma atuação do Grupo de Bombos “Os Amigos de Caíde de Rei” (15h30), o espetáculo de marionetas Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda do Zé do Telhado, pela Limite Zero (16h30), e o concerto de comunidade Terceiro Andamento (17h30).

No fim de semana de 1 e 2 de julho montamos o palco na Casa da Quinta da Calçada, em Cinfães. O programa inclui, no dia 1, a peça de teatro para famílias Muita tralha pouca tralha, por Catarina Requeijo (15h30), um ciclo de concertos com Calcutá, Marco Luz e Old Jerusalem (16h00) e um concerto dos Dead Combo (21h45) e, no dia 2, uma atuação das Concertinas do vale do Bestança (15h30), o espetáculo de marionetas Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda do cantador, pela Limite Zero (16h30), e o concerto de comunidade Terceiro Andamento (17h30).

A Casa da Soenga, em Resende, recebe o Festival no fim de semana de 8 e 9 de julho. O programa inclui, no dia 8, a peça de teatro para famílias Mariela, pela companhia Nuvem Voadora (15h360), um ciclo de concertos com Ana, Homem em Catarse e Gobi Bear (16h00) e um concerto dos Birds Are Indie (21h45) e, no dia 9, uma atuação do Grupo de Bombos “BomMouros” (15h30), o espetáculo de marionetas Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda do sardão de Cárquere, pela Limite Zero (16h30), e o concerto de comunidade Terceiro Andamento (17h30).

No penúltimo fim de semana, a 15 e 16 de julho, o Festival visita o Solar dos Brandões (Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins), em Paços de Ferreira. O programa inclui, no dia 15, a peça de teatro para famílias Mito móvel, por Vera Alvelos (15h00), um ciclo de concertos com Villa Nazca, The Partisan Seed e Coelho Radioactivo (16h00) e um concerto de Noiserv (21h45) e, no dia 16, uma atuação das Castanholas de Freamunde – Pedaços de Nós (15h30), o espetáculo de marionetas Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda dos três sapinhos, pela Limite Zero (16h30), e o concerto de comunidade Quarto Andamento (17h30).

O Festival encerra o seu périplo no Solar da Fisga, em Castelo de Paiva, no fim de semana de 22 e 23 de julho. O programa inclui, no dia 22, a peça de teatro para famílias A Odisseia, por Jorge Loureiro e Leonor Barata (15h00), um ciclo de concertos com Lourenço Crespo, Grutera e Mint & Brook Trout (16h00) e um concerto de Samuel Úria (21h45) e, no dia 23, uma atuação dos Amigos da Sexta (15h30), o espetáculo de marionetas Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda do Marmoiral de Sobrado, pela Limite Zero (16h30), e o concerto de comunidade Quarto Andamento (17h30).

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Lamego, deteve ontem, dia 27 de abril, dois homens com 27 e 52 anos, por tráfico de estupefacientes, em Lamego.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, os suspeitos foram abordados na via pública tendo sido apreendido:
•        196 doses de haxixe;
•        Um bastão;
•        Um veículo;
•        Três telemóveis.

Os detidos foram constituídos arguidos, sujeitos a termo de identidade e residência estando, neste momento, a ser presentes ao Tribunal Judicial de Viseu.

A ação contou com o apoio de militares dos Postos Territoriais de Lamego e Armamar.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a sua oferta para Fátima, nos dias 12 e 13 de maio, com a realização de comboios especiais, paragens extraordinárias e aumento de lugares disponíveis nos comboios que param na estação de Caxarias. São mais de 7.000 lugares adicionais à oferta habitual nestas ligações, para apoiar as deslocações das populações em direção a Fátima.

Os comboios especiais realizam-se:
- No dia 12 de maio, com partidas de Lisboa Santa Apolónia às 10h30 e 14h30 e chegada a Caxarias às 12h05 e 16h05, respetivamente;
- No dia 13 de maio, com partida de Braga às 05h00 e chegada a Caxarias às 08h14, e partida de Lisboa Santa Apolónia às 07h05 e chegada a Caxarias às 08h40
- Para o regresso, no dia 13 de maio, as partidas de Caxarias são às 19h30 e 20h10, e chegada a Braga e Lisboa Santa Apolónia às 22h43 e 21h48, respetivamente.

Todos os comboios Intercidades da oferta regular da CP têm paragem especial em Caxarias nestes dias e ligação rodoviária entre Caxarias e Fátima, assegurada pela Rodoviária do Lis.  

Os bilhetes dos comboios especiais podem ter de uma redução de 20% ou de 30% sobre o preço do bilhete inteiro, consoante a opção de viagem simples ou viagem de ida e volta.
 
Informações mais detalhadas em cp.pt ou através do telefone 707 210 220

Por Unknown | | Publicado em | Com 0 comentários
O “Portugal Sou Eu” preparou um programa especial para comemorar o Dia da Produção Nacional, que se celebrou ontem, dia 26 de abril, com ações de Norte a Sul do País. O principal objetivo foi sensibilizar os consumidores para a importância de adquirirem produtos e serviços com o Selo e, ao mesmo tempo, dar a conhecer as Empresas Aderentes.

Ações em Lisboa/ Lançamento da Campanha Institucional

O “Portugal Sou Eu” lançou ontem a campanha institucional com o claim “Acreditar em Portugal começa comigo”, que decorrerá até ao final de junho nos meios televisão, rádio, imprensa, mupis, bus banners, caixa multibanco e meios digitais.

A iniciativa conta com o envolvimento da grande maioria dos Embaixadores do programa que, de forma gratuita, contribuíram com as suas imagens e os seus testemunhos para a divulgação das mensagens de incentivo ao consumo de produtos portugueses.

Ações em Lisboa/ “Tour Portugal Sou Eu”

O “Portugal Sou Eu” inaugurou ontem, no Cais Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa, o “Tour Portugal Sou Eu” que, durante um mês, levará as mensagens do programa a 16 cidades de 14 distritos portugueses, num total de mais de 1800 quilómetros.

Em algumas das cidades, o Tour contará com o apoio das autarquias locais, através da participação direta dos respetivos Presidentes de Câmara num espaço de debate, designado “À conversa com …”. O objetivo é envolver nestes debates o maior número possível de munícipes, sensibilizando-os para as mensagens de valorização da oferta nacional.

O “Tour Portugal Sou Eu” visitará os distritos de Santarém, Leiria, Coimbra, Bragança, Aveiro, Braga, Guimarães, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, na companhia de duas dezenas de Empresas Aderentes.

Empresas Aderentes no “Tour Portugal Sou Eu”

Empresa Aderente
Produto
Ana Franco
Artesanato: Cerâmica figurativa
Arrozeiras Mundiarroz, SA
Produção de arroz
Caminhos Cruzados
Vinhos
Falgi - Equipamentos e Produtos Limpeza, Lda.
Equipamentos e produtos limpeza
Handricraft By L.S.
Vestuário artesanal e cerâmica figurativa
HR Indústria, SA
Vestuário externo Antártida Plus
Interespuma, Lda.
Almofadas, protetores
Lacticínios de Azeméis, Lda
Queijos
Licofrutos Unipessoal, Lda
Licores e doces de fruta
Lipor - Serviço Intermunicipal de GR do Porto
Nutrientes agricultura biológica
Manulena, Lda
Velas
Maria Isabel Vidal
Artesanato Cartonagem
Maria Madalena Teixeira de Azevedo Bensusan
Artesanato com pedras
Mendes Gonçalves, SA
Temperos de excelência
Minho Fumeiro
Enchidos
Oficina do Burel
Artesanato moda
Padaria Pastelaria Progresso de Mões, Lda
Doçaria
Rosa Manuela dos Santos Almeida Cunha
Artesanato em pano e cortiça
Viver a Tradição
Artesanato têxtil
Vouga Tintas, Lda
Produção de tintas


Ações em Lisboa/ Jantar no Navio Escola Sagres

Para encerrar a celebração do dia da Produção Nacional, em Lisboa, reuniram a bordo do Navio Escola Sagres, cinco membros do Governo (Ministro da Economia e Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, assim como os Secretários de Estado Adjunto e do Comércio, Agricultura e Defesa Nacional), dez Embaixadores do Portugal Sou Eu (Carlos Coelho, Carolina Piteira, os Chef’s Vítor Sobral e Justa Nobre, Fernando Gomes, Fátima Lopes, Cristina Ferreira, Rosa Mota, Júlio Isidro e o grupo musical D.A.M.A.), membros do órgão operacional que gere o programa, entre os mais de 150 convidados presentes para participaram numa degustação com ingredientes “Portugal Sou Eu”.

Os ingredientes foram cedidos por Empresas Aderentes ao “Portugal Sou Eu”, tal como já tinha acontecido quando o Navio Escola Sagres partiu rumo ao Brasil, com mais de 3 mil quilos de produtos com o Selo do programa, durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. 

Produtos com o Selo “Portugal Sou Eu” presentes no Jantar Navio Escola Sagres

Empresa Aderente
Produto
Adega Cooperativa da Vidigueira
Vinhos
Adega Cooperativa de Favaios
Vinho Moscatel
Bioatlântico
Framboesas
Cachide & Roldão – Comércio de Bacalhau
Bacalhau
Casel
Enchidos
Companhia União dos Vinhos do Porto e Madeira
Vinho do Porto
Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos
Azeite
Docapesca
Polvo
Fumeiro de Seia
Enchidos
Herdade da Fragaria
Morangos
Maxiprimus
Sobremesas (Toucinho do Céu)
Pomar da Presa
Maçãs
Saber Livre
Queijos
Sabores da Serra
Queijos
Uniovo
Ovos
Vercoope
Vinho Espumante
Vitacress
Coentros


Ações no Porto/ “Praça Portugal Sou Eu”

Mais a Norte, no Porto, nos dias 26 e 27 de abril, o “Portugal Sou Eu” esteve junto à Estação de Metro da Trindade, com uma mostra de produtos com o Selo do programa. 

No exterior da estação, uma tenda gigante deu lugar à “Praça Portugal Sou Eu”, que foi palco de muita animação, com ações de cozinha ao vivo, provas de degustação e momentos musicais. 

Empresas Aderentes presentes na “Praça Portugal Sou Eu”

Empresa Aderente
Produto
Aquatlantis, S.A.
Aquário
Armindo José da Silva Santos
Artigos de malha
Azevagro
Fruta desidratada
BDR
Bandeiras, mastros e galhardetes
Bôfumeiro, Lda
Chouriça, salpicão, alheira, chouriço doce
Bulhosas (Irmãos), S.A.
Rótulos e etiquetas
Caminhos Cruzados, Lda
Vinhos
Diterra
Azeite Almojanda e azeite Fadista
Docapesca Portos e Lotas, S.A.
Conservas de Peixe
Ernesto Morgado, S.A.
Arroz, etc
Extravaganza by Laura Pinho
Gargantilhas, pendentes, anéis e pulseiras
Fernando Jorge Mocetão da Costa - Sabores da Torre
Compotas, geleias e marmelada
Lacticínios de Azeméis, Lda
Queijo Flamengo Bola Universal, Queijo Prato Flor do Campo
Lacto Serra
Queijo
Licomda
Compotas, Licores
Licor de Aveiro - Tartiaria
Licor de Aveiro
Lipor
Nutrientes
Lurca, Lda
Máquina Café
Manuel da Silva Soares, Lda
Fechaduras, dobradiças e fecho
Maria das Dores Vivo Gomes
Artigos bordados
Mendes Gonçalves, S.A.
Molhos e condimentos
Mestria Lusa
Pantufas cortiça, malas cortiça e sapatilhas bebé cortiça
Minhofumeiro
Enchidos
Movelife, Lda

Oficina do Burel
Capa burel, chapéus, coletes, casacos, malas, porta-moedas em burel e acessórios
Padaria Pastelaria Progresso de Mões
Bolo Podre de Mões - Castro Daire
Pedaços de Cacau
Tabletes e caixas de bombons
Precisionelite, Lda
Rolhas
Quinta do Lubazim LDA
Vinhos
Rui Francisco Neves Dias
Sal de Tavira e Flor de Sal
Saberlivre, Lda
Queijo e requeijão
Sleep Confort Colchões Medicinais
Colchão Ortopédico
Sociedade Agrícola da Herdade de Carvalhoso, Lda.
Arroz, fruta/vegetais desidratados, farinhas, cereais, leguminosas
Soja de Portugal, SGPS, SA
Rações
Vercoope - União das Adegas Coop. Reg. Vinhos Verdes
Vinho verde e Espumante
Vitor Gabriel Santos Rodrigues
Sabonetes


Para os parceiros do “Portugal Sou Eu”, “ este conjunto de iniciativas desenvolvidas para comemorar o Dia da Produção Nacional – instituído pela Assembleia da República em 2011 – foi pensado para, de uma forma simbólica, chegar aos consumidores “por mar” (através do Navio Escola Sagres), “por terra” (com o Tour) e por via-férrea (na Estação de Metro da Trindade), mobilizando-os e sensibilizando-os para os objetivos do “Portugal Sou Eu”.





Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) reuniu-se ontem, dia 26, na Câmara Municipal de Cinfães, naquela que foi a sua primeira reunião realizada fora da sua sede, em Penafiel. Esta reunião acontece no seguimento de uma proposta apresentada na reunião anterior e aprovada por unanimidade.

No início dos trabalhos, o Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, deu as boas-vindas aos presentes, demonstrando a sua enorme satisfação por receber a Assembleia Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa nos paços do concelho de Cinfães.

A reunião foi conduzida pelo Presidente da Assembleia Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Alberto Santos, tendo marcado também presença nesta sessão, para além dos deputados eleitos, os membros do Secretariado Executivo Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Alírio Costa e Paulo Ferreira. Da ordem de trabalhos constou, entre outros pontos, a Prestação de Contas de 2016.

Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Centro Social e Cultural de Sever, do concelho de Moimenta da Beira, venceu o seu grupo na Taça Nacional de Juvenis de Futsal, tendo-se apurado para a segunda fase, onde estarão as 12 melhores equipas nacionais na disputa da taça Nacional.

Na segunda fase o Sever irá ter como adversários os campeões distritais de Braga (Nogueiró Tenões); de Aveiro (Juventude Fiães); e de Santarém (Vitória Clube).

Os jogos para a conquista do troféu maior começam no dia 7 de maio e vão prolongar-se até 11 de Junho.

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Moimenta da Beira está disponível para prestar apoio técnico aos jovens do concelho que queiram candidatar-se ao “Programa Porta 65 Jovem”, cujo período de candidaturas decorre até às 18h (hora do continente) do dia 18 de maio de 2017.

Este programa apoia o arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal, e tem como objetivo regular os incentivos aos jovens arrendatários, estimulando:
• Estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem;
• A reabilitação de áreas urbanas degradadas;
• A dinamização do mercado de arrendamento.

Mais informações em: https://www.portaldahabitacao.pt/pt/porta65j/
Por Unknown | sexta-feira, 28 de abril de 2017 | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
O secretário de estado da Educação, João Costa, presidiu ontem, quinta-feira, 27 de abril, à cerimónia de abertura da 8ª edição do “Encontro Nacional de Teatro na Escola”, no auditório municipal de Moimenta da Beira, iniciativa integrada no programa da Semana Cultural do Agrupamento de Escolas, tudo no ano em que o grupo de teatro “Persona” comemora 25 anos de atividades ininterruptas. O governante foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, José Eduardo Ferreira, e pelo diretor do Agrupamento de Escolas, Alcides Sarmento, e no discurso que fez elogiou o teatro como uma arte criativa indispensável à formação dos jovens.

Hoje, também inserida na programação da Semana Cultural, Luís Ribeiro, jornalista da revista “Visão”, profere uma conferência no auditório da escola, a partir das 15h30. “Jornalismo, uma vida de aventuras”, título da ‘aula’.

Ao todo, são mais de oitenta atividades que preenchem os quatros dias da Semana Cultural, que teve início na quarta-feira passada, 26 de abril, e termina sábado, dia 29. Os “encontros de teatro”, esses prolongam-se por mais um dia, até domingo, e serão dias cheios de formação e apresentações de peças no palco do auditório por vários grupos de teatro de escola vindos de norte a sul do país e das regiões autónomas também.

Por Unknown | quinta-feira, 27 de abril de 2017 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Começa este fim-de-semana, dias 29 e 30 de abril, o “CookLafões”, integrado nas atividades do galardão “S. Pedro do Sul Terra de Culinária 2017”.

Todos os últimos fins-de-semana de cada mês os restaurantes aderentes vão confecionar receitas da Carta Gastronómica da Região de Lafões. As ementas dos 7 restaurantes vão oferecer arroz de carqueija, aletria de Lafões, caldo à lavrador, vitela assada, serrabulho, rojões, tigelada, entre outros.
           
O objetivo desta iniciativa é dar a conhecer os produtos gastronómicos da região e integrá-los como fator diferenciador na oferta turística, preservando a essência e tradição locais.
Restaurantes aderentes: Adega do Ti Joaquim, O Boteco, Hotel Vouga, Manjar das Letras, Pensão David, Restaurante Laranjeira, Restaurante O Camponês.
           
Mais informações em: http://www.cm-spsul.pt/conteudo.asp?idcat=371.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Liberty Seguros promovem, a partir do dia de amanhã, dia 28 de abril, em todo o país, no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima, várias ações de sensibilização para as “boas práticas” de segurança dos peregrinos, quer nas deslocações desde os seus locais de origem até ao Santuário de Fátima, quer no próprio santuário.

Esta parceria tem como principal objetivo a garantia da segurança dos nossos peregrinos e será materializada nas seguintes vertentes:
•        Divulgação da recém criada aplicação gratuita para dispositivos móveis com plataforma Android e iOS, denominada APPeregrinos, com conselhos de segurança e informações úteis, tais como contactos, lotação dos parques de estacionamento, situação de trânsito, pontos de interesse, meteorologia e notícias relativas ao centenário (anexo “App GNR - Liberty Seguros”). A aplicação encontra-se já disponível para download na Play Store (Android) e App Store (iOS);
•        Distribuição de 50 mil coletes retrorrefletores (anexo “Colete GNR - Liberty Seguros”);
•        Distribuição de 300 mil flyers com conselhos de segurança [anexos “Flyer GNR - Liberty Seguros (frente)” e “Flyer GNR - Liberty Seguros (verso)”].
Nestas ações serão divulgados conselhos de segurança rodoviária, bem como alertar os peregrinos de forma a evitar que sejam alvos de crimes, tais  como furtos (a pessoas e em interior de veículo).
A GNR e a Liberty Seguros aconselham:
•        Não deixe bens à vista no interior do carro, guarde-os na bagageira antes de chegar ao local onde vai estacionar;
•        Não deixe documentos pessoais no carro, tenha-os sempre consigo;
•        Não transporte a carteira/telemóvel no bolso de trás ou na mochila, guarde-os num bolso da frente ou numa bolsa com fecho que esteja sempre em contacto com o corpo;
•        Evite andar com grandes quantias de dinheiro, divida-o e distribua-o por vários locais;
•        Não leve bens de valor, nem objetos que sejam ostensivos.
Não facilite! A sua segurança começa em si.

A sessão inaugural de distribuição dos coletes retrorrefletores terá lugar amanhã 6.ª feira, dia 28 de abril, na Igreja de Pêro Pinheiro (rua Manuel Simões Carrasqueira) pelas 11:40 horas.

Acompanhe a página do Facebook da GNR e conheça todos os conselhos e informações úteis para uma peregrinação mais segura.

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinala, no próximo dia 2 de maio, o 4.º aniversário do Novo Hospital de Amarante.

No âmbito da comemoração do 4.º aniversário do Novo Hospital de Amarante, será realizada uma cerimónia que conta com a presença do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, do Presidente da ARS – NORTE, Pimenta Marinho, e com vários ilustres convidados ligados não só ao novo hospital, mas também ao Hospital de São Gonçalo cujo legado é representado pelo Novo Hospital de Amarante.

As comemorações têm início às 10h30, no auditório do Novo Hospital de Amarante, com a conferência “Hospital de Amarante: passado e futuro”, apresentada pelo Historiador Pedro Pinto e por Pedro Cunha, presidente da Liga de Amigos do Hospital de Amarante.

Na cerimónia vão ainda ser homenageados os colaboradores que completam 25 anos de carreira e será também inaugurada a galeria de antigos presidentes do Hospital de São Gonçalo e do CHTS.