Não surpreende por isso que a estreia do Brasil Junino fora de portas aconteça em Lisboa (entre 7 e 16 de abril) seguindo depois para Madrid (de 21 a 30 de abril), Roma (de 5 a 14 de maio) e Paris (de 19 a 28 de maio). Serão 10 dias de atividades gratuitas em cada cidade, cuja programação inclui shows e intervenções artísticas para promover a diversidade da cultura brasileira.
O Brasil Junino é uma oportunidade para os europeus conhecerem uma das maiores e mais bonitas festas do Brasil e é também um intercâmbio cultural único sobre a influência portuguesa nos rituais brasileiros, tendo em conta as semelhanças com as Festas dos Santos Populares.
Em Lisboa, a cantora Lucy Alves abre a programação cultural ao lado de “Os Gonzagas” e do grupo “Pé de Cerrado”, no dia 7 de abril, às 20h, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa. Já Elba Ramalho está confirmada para encerrar o evento, com um mega show no dia 16, também às 20h.
Durante o Brasil Junino, os visitantes poderão ainda assistir às apresentações de músicas regionais e danças folclóricas com o “Balé Flor do Cerrado”, o “Grupo Matulão” e “Quadrilhas Juninas”, além de artistas escolhidos pelos estados representados.
Os portugueses terão também oportunidade de conhecer a gastronomia típica de cada região assim como alguns elementos expositivos das principais festas Juninas do Brasil: Campina Grande, em Paraíba; Caruaru, em Pernambuco; São Luís, no Maranhão; Mossoró, no Rio Grande do Norte; Aracaju, em Sergipe; Ceilândia, em Brasília, e o São João da Bahia, com comemorações em todos os estados. O objetivo é expor a riqueza das manifestações culturais do país e mostrar o potencial turístico das Festas Juninas que, há já muitos anos, encantam as multidões em todo o Brasil. O evento irá funcionar diariamente das 10h às 20h.
A iniciativa de apresentar uma das maiores festas populares do Brasil no estrangeiro é do Instituto Brasileiro de Integração – Cultura, Turismo e Cidadania (IBI), com o patrocínio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).
Perfil do Turista Português que viaja para o Brasil:
Em 2015 Portugal foi o décimo maior emissor de turistas para o Brasil, representando 2,57% do total de estrangeiros, com cerca de 162.5000 visitantes. A receita gerada por turistas portugueses nesse ano rondou 184 milhões de dólares.
De acordo com informações do Ministério do Turismo Brasileiro mais de 50% dos portugueses que viajam para o Brasil ficam hospedados em casas de amigos e parentes e 33,4% em Hotéis, Pousadas e Resorts. Cerca de 54,5% viaja sozinho, 17,7% em família e 17% em casal sem filhos.
Se analisarmos os produtos mais procurados verificamos que o sol e a praia são o principal mobilizador para 64,6% dos visitantes portugueses, representando a cultura 18,7% e a natureza/ecoturismo e aventura 14,3%.
Rio de Janeiro continua a ser o destino mais visitado (43,9%) seguindo-se S. Paulo (12,2%), Salvador (8,4%) e Fortaleza (6,7). São Paulo e o Rio de Janeiro mantém contudo posições destacadas na categoria de negócios, eventos e convenções.
A avaliação que os portugueses fazem do Brasil é muito positiva. Cerca de 76,5% considera que a viagem correspondeu ou superou as expectativas e 94,6% manifesta o desejo de regressar.