O protocolo foi firmado durante a visita da CIM do Tâmega e Sousa à Província de Henan, a convite do seu Vice-presidente, Liu Mancang, para participar nas comemorações oficiais daquela região, que decorreram entre os dias 23 e 30 de março. Recorde-se que, em novembro no ano passado, a CIM do Tâmega e Sousa recebeu uma comitiva do Governo daquela província e que, na altura, ficaram acordados os termos do protocolo agora oficialmente subscrito.
O Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses e membro do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Manuel Moreira, presidiu a comitiva desta instituição, que se fez acompanhar por uma comitiva empresarial, liderada pelo Presidente do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, Paulo Portela, e pelo Presidente da Liga do Chineses em Portugal, Y Ping Chow.
No seguimento das relações institucionais e empresariais estabelecidas, a comitiva do Tâmega e Sousa aproveitou também a ocasião para se reunir com o Embaixador de Portugal em Pequim, com empresários e associações empresariais e para participar na inauguração do Centro do Vinho de Portugal, instalado no Wharehouse Wine Exhbition Center.
A visita à Província de Henan representou mais um passo importante de afirmação do Tâmega e Sousa no contexto internacional. A criação de relações bilaterais, estimulada através da assinatura deste protocolo, que se segue ao já estabelecido com a Província chinesa de Guizhou, assinado em julho do ano passado, vai permitir reforçar a presença da região do Tâmega e Sousa na China em diversas áreas de intervenção.