Rafael Barbosa (RB): Como surgiu a ideia de criar o Mais Resende? O porquê de o teres criado? Em que consiste o projeto?
Leandro Alexandre (LA): Inicialmente a ideia era criar apenas um site onde se pudesse divulgar as Cavacas de Resende, pois identifiquei que existia uma lacuna a esse nível. Se procurasse por cavacas de Resende na internet, apenas apareciam informações sobre a história e também sobre a feira que é realizada todos anos. Mas, então onde posso comprar? A quem? Os contactos? Isso hoje em dia não pode acontecer.
Entretanto, à mesa com amigos apresentei-lhes a minha ideia inicial, e eles acharam que era muito interessante e levantaram a questão - "porquê só as cavacas? Porque não tudo aquilo que o concelho tem de melhor para oferecer?" Assim, a ideia evoluiu e nasceu o “Mais Resende”, que pretende divulgar o concelho de Resende de uma forma atrativa e simples, e que é totalmente compatível em qualquer dispositivo desde o computador, tablet ou smartphone.
RB: O que está planeado para o futuro? Que novidades trará o Mais Resende?
LA: Para o futuro, e num futuro próximo (assim espero), vou tentar abrir vários horizontes no site, como por exemplo separadores no âmbito da restauração, hotelaria e pontos de interesse a visitar no concelho, contudo, para isso necessito obviamente da parceria dos responsáveis por esses “locais”, algo que ainda estou a estudar.
Quanto às novidades que trará o “Mais Resende”, contem em breve com a presença de dois novos separadores.
RB: Sempre foste um apaixonado por Resende? O que mais te encanta na Capital da Cereja?
LA: Sinceramente sempre gostei de Resende, mas acho que com o passar dos anos fui cada vez dando mais valor, talvez por sair do concelho para estudar e também por agora estar fora a trabalhar. Existem várias coisas que me fazem gostar de Resende, mas principalmente as paisagens, a calma e a tranquilidade que se fazem sentir, são o que mais me encantam.
RB: Tiveste ajudas ou pensas vir a ter?
LA: Sim, tive algumas ajudas. Toda a parte que envolve programação foi desenvolvida por mim, no entanto para a elaboração de alguns textos e também para as fotos contei com a ajuda da minha namorada e da Andreia Azevedo.
RB: Pensas internacionalizar o site, através de tradução e/ou outros meios?
LA: Quando fiz a estrutura do site a tradução foi algo logo a ser pensado e estão criados os alicerces para que isso possa ser feito mais tarde. Quanto a outros meios sinceramente ainda não pensei sobre isso, para já quero consolidar esta fase inicial e trazer mais conteúdo para o site.
RB: As autárquicas estão a chegar. Como encaras atualmente o concelho de Resende? O que mudavas? Alguns conselhos para o próximo presidente de Resende?
LA: Como encaro atualmente o concelho? É uma questão difícil, penso que há sempre coisas a melhorar, mas no últimos anos temos dado passos importantes. Penso que o próximo presidente de Resende deveria apostar mais nas Cavacas de Resende, pois na minha perspetiva têm um potencial enorme.
Um conselho, seria apostar e canalizar apoios financeiros para estimular a criação de empresas em Resende, incentivar o empreendedorismo acho que era fundamental. Hoje em dia é impossível manter todos jovens do concelho a trabalhar na zona e será impossível manter todos, mas quantos mais conseguirmos manter melhor para o Concelho. No entanto acredito que existam jovens com boas ideias de negócio, que deveriam ser apoiados e incentivados a avançar com essas ideias, porque o que acontece maior parte das vezes é existirem boas ideias, mas que não passam disso mesmo, ideias. Talvez por medo, ou por falta de estrutura e claro dificuldade de investimento. Penso que é nesta área que o Município de Resende deve apostar, criar condições para os jovens.
RB: Desejas acrescentar mais algo?
LA: Queria aproveitar para agradecer o convite pela entrevista e esta oportunidade para divulgar o “Mais Resende”.
Aproveito ainda para incentivar todas as pessoas a visitar a nossa página no Facebook, procurando por “Mais Resende”, e o nosso site, acedendo a www.maisresende.pt.