O Programa em referência, tem como objectivo apoiar projectos que visem melhorar as condições clínicas e sociais decorrentes de problemas de saúde, incluindo a reabilitação pontual de instalações degradadas de Instituições prestadoras de cuidados permanentes de saúde e a doação de equipamentos médicos, que não sejam de consumo corrente e de utilização primária. Assim, a SCMR passa a ter uma Unidade de Cuidados Continuados (UCC) completamente renovada.
As necessidades identificadas pela Santa Casa, no quadro da candidatura apresentada para a reabilitação das instalações da sua Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Longa Duração e Manutenção, foram consideradas como prioritárias e com grande relevância médica e social, atendendo à abrangência territorial do projecto. O mesmo, visa ser um instrumento ativo, capaz de gerar valor social no meio onde estamos inseridos, potenciando, numa perspectiva integrada, o processo ativo e contínuo de recuperação e manutenção global dos utentes de qualquer faixa etária, com diversas patologias maioritariamente crónicas e incapacitantes, melhorando a acção paliativa com elevado grau de dependência, prestando mais e melhores cuidados de saúde, em tempo útil, com humanidade e numa perspectiva de solidariedade social.
A concretização deste projecto, é motivo de regozijo e de grande orgulho para a Misericórdia de Resende, pois assegura um conjunto de cuidados permanentes de saúde e de apoio social, promovendo a autonomia e melhor funcionalidade da pessoa em situação de dependência, através de um processo ativo e contínuo de reabilitação / manutenção, readaptação familiar e social.
A SCMR agradece à Fundação EDP, na pessoa do seu Diretor Geral Dr. Miguel Coutinho, pela celebração do protocolo de colaboração com a Instituição e pelo contributo que dão ao desenvolvimento da economia social.