Depois do sucesso da participação na edição deste ano da BTL em Lisboa, a autarquia de Penedono continua a apostar na sua estratégia de divulgação e promoção dos grandes eventos culturais e turísticos que integram o calendário anual do município, como forma de afirmar a região como um destino turístico claramente temático e diferenciador. “Cada vez mais, a divulgação de um território é essencial para a consolidação da sua identidade e para estimular o desenvolvimento económico-social local, e é neste contexto que se enquadra a nossa presença neste evento”, afirma Carlos Esteves, Presidente da Câmara Municipal.
Serão apresentados no Castelo de Penedono (stand do município na FIT), através de mostras e degustações, alguns produtos endógenos do concelho como os enchidos, o queijo e a doçaria regional. Outro momento de relevo será a apresentação da Feira Medieval, o maior evento do concelho, que em conjunto com a apresentação pública do vídeo promocional “Penedono, Memória dos Tempos Medievais”, pretende reforçar a identidade, a essência e a ancestralidade desta vila medieval. Ouvir-se-ão também os ritmos medievais através do grupo "Jograis do Magriço". Na participação deste ano, o Município irá privilegiar a interação com os mais novos através das “lendas e trovas de encantar contadas às crianças” e de diversas oficinas de trabalho dedicadas às crianças.
Este certame representa também uma oportunidade no relacionamento com operadores turísticos de Portugal e Espanha. “O ano passado foi a primeira vez que Penedono participou na FIT e como o balanço foi muito positivo decidimos que fazia todo o sentido voltar este ano. É um evento importante não só pela nossa proximidade geográfica com Espanha que permite mostrar o que de melhor aqui se faz além-fronteiras, mas também porque nos permite reforçar, uma vez mais, a aposta que temos vindo a fazer na divulgação da nossa identidade e na valorização das iniciativas locais”.
Com um programa variado, o Município de Penedono pretende mostrar que é um destino para descobrir nas quatro estações do ano e convidar todos a visitar esta terra especial.