Recordamos que é na zona ribeirinha do Douro, em Resende, que se colhem as primeiras cerejas de toda a Europa, que conseguem chegar ao mercado duas a três semanas antes em relação às cerejas produzidas nas restantes regiões de Portugal.
Os consumidores de todo o País aguardam com grande expetativa a chegada das cerejas de Resende ao mercado, pois são conhecidas pelo seu maravilhoso aspeto, com uma epiderme vermelha bem pronunciada, pela crocância e, principalmente, pelo seu sabor doce conferido pelas condições de um clima quente e pelas características do solo exponenciado pelas encostas sobranceiras do rio, que permite a maturação precoce deste fruto que é o ex-libris do concelho.
O número suficiente de horas de frio abaixo dos 7ºC, que se sentiu na região durante o último inverno, permitiu uma boa dormência dos órgãos de frutificação das cerejeiras que, aliadas às excelentes condições climáticas da primavera, proporcionaram uma boa floração e, posteriormente, um bom vingamento deste fruto.
As cerejas vão ser recebidas em festa nos próximos dias 3 e 4 de junho, com a realização do Festival da Cereja pelo Município de Resende, reunindo mais de 100 produtores que disponibilizarão este produto a preços especiais.
O programa “Aqui Portugal” da RTP vai estar em direto do Festival da Cereja, no dia 3 de junho, sábado, entre as 14h00 e as 20h00, numa emissão que vai apresentar o melhor que o concelho tem para oferecer.
Dias 3 e 4 de junho visite Resende e aprecie as melhores cerejas no Festival da Cereja.