Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Unknown | quarta-feira, 31 de maio de 2017 | Publicado em , , , , , | Com 0 comentários
Celorico de Basto é o destino do quarto fim de semana do Festival Confluências – Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa, que tem como cenário a Casa da Boavista, na freguesia de Veade. Durante dois dias, 3 e 4 de junho, haverá concertos, espetáculos de teatro, marionetas e criações musicais colaborativas.

No sábado, dia 3, o Festival começa, como habitualmente, com um programa para famílias, apresentando, pelas 15h00, a peça de teatro Talvez, pela companhia Nuvem Voadora. Segue-se, às 16h00, um ciclo de concertos pelos recantos da Casa da Boavista, com Bié, Mute Swimmer e Manish Pingle.

À noite, pelas 21h45, Celina da Piedade atua nas escadarias da fachada principal da Casa da Boavista. Quem já a viu em concerto, pisando palcos ao lado de Rodrigo Leão, Mayra Andrade ou Ludovico Einaudi, reconhece-lhe o imenso carisma. Celina da Piedade tem levado o seu acordeão até aos mais diferentes contextos e agora estreia-se a solo, com um disco recheado de surpresas. Algures entre as formas e cores tradicionais, com viagens pelas memórias das danças portuguesas e um sentir mais moderno e universalista, Celina da Piedade desenha uma música cheia de alma e de personalidade, que, em palco, ganha com a sua formidável presença. É este álbum, que tem o sugestivo nome Em Casa, que vai ser apresentado. No acordeão e ao microfone, Celina da Piedade é um tesouro que agora urge descobrir no centro do palco.

No domingo, dia 4, o Festival retoma, às 15h30, com uma atuação do Grupo de Cavaquinhos de Arnoia, seguindo-se, às 16h30, um espetáculo de marionetas inspirado numa lenda do concelho de Celorico de Basto – Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda do Castelo de Arnoia –, concebido pela Limite Zero. Romão é um observador, uma entidade que caminha as terras deste país e observa. Romão é um contador de estórias. Romão é também um ancião. Desde a mais tenra idade da civilização que ele escuta e observa. Do seu local privilegiado, observa discretamente, à medida que as lendas se desenlaçam e tomam forma. O seu olhar atento nunca deixa escapar o pormenor, o detalhe, o humor. Por todas estas razões, quem melhor que Romão para nos encantar com lendas e contos de tempos passados, estórias que têm tanto de autêntico, como de verdadeiro ou educativo.

O programa continua, às 17h30, com um concerto de comunidade, Segundo Andamento. Resultado de uma criação artística colaborativa entre três coletividades artística do Tâmega e Sousa, em palco estarão o grupo Cantar é Viver, de Penafiel, o Clube de Música, de Celorico de Basto, o Conservatório de Música de Felgueiras, sob direção artística de Ricardo Baptista e António Serginho e criação e composição de Jorge Queijo e Maria Mónica.

Com entrada gratuita, o Festival Confluências – Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa é um convite a uma viagem entre a memória, o tempo histórico e a contemporaneidade, guiada por propostas artísticas de reconhecido valor, que propiciarão experiências únicas e irrepetíveis inspiradas nestes lugares, numa relação de simbiose com o espaço, o tempo e o público. É um convite à deambulação pelos jardins, matas e vinhas ao som artistas de referência nacional e internacional. É um convite para descobrir lendas, crenças e imaginários e, em família, construir novas memórias. É um convite para conhecer as comunidades e coletividades culturais do Tâmega e Sousa, amplamente envolvidas e comprometidas na construção do programa artístico do Festival, e beber dos seus saberes e tradições.

Até 23 julho de 2017, durante os fins de semana, percorrendo casas, solares e quintas de estilo barroco dos municípios do Tâmega e Sousa, o Festival propõe 20 dias de programação cultural, 60 concertos, 20 espetáculos para famílias e 14 novas criações artísticas, envolvendo artistas de referência nacional e internacional da música contemporânea e coletividades culturais do Tâmega e Sousa.

O Festival Confluências – Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, em articulação com os municípios que a integram, e em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte e com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. Esta iniciativa é um projeto cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


Programa do Festival Confluências – Quintas do Barroco do Tâmega e Sousa

De Celorico de Basto percorremos o caminho até Felgueiras, que nos leva à Casa de Simães, no fim de semana de 10 e 11 de junho. O programa inclui, no dia 10, a peça de teatro para famílias Guarda mundos, pela companhia Teatro da Didascália (15h30), um ciclo de concertos com Dawn Bird, José Valente e Valter Lobo (16h00) e um concerto dos First Breath After Coma (21h45) e, no dia 11, uma atuação dos Audivi Vocem (15h30), o espetáculo de marionetas Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda do Bom Jardim dos Coelhos, pela Limite Zero (16h30), e o concerto de comunidade Segundo Andamento (17h30).

A Casa de Vila Verde, em Lousada, abre as suas portas ao Festival no fim de semana de 17 e 18 de junho. O programa inclui, no dia 17, a peça de teatro para famílias Ez sapadores, pela companhia Projecto Ez (15h15), um ciclo de concertos com Vai e Vem, Luís Severo e Primeira Dama (16h00) e um concerto dos Best Youth (21h45) e, no dia 18, uma atuação do Grupo de Bombos “Os Amigos de Caíde de Rei” (15h30), o espetáculo de marionetas Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda do Zé do Telhado, pela Limite Zero (16h30), e o concerto de comunidade Terceiro Andamento (17h30).

No fim de semana de 1 e 2 de julho montamos o palco na Casa da Quinta da Calçada, em Cinfães. O programa inclui, no dia 1, a peça de teatro para famílias Muita tralha pouca tralha, por Catarina Requeijo (15h30), um ciclo de concertos com Calcutá, Marco Luz e Old Jerusalem (16h00) e um concerto dos Dead Combo (21h45) e, no dia 2, uma atuação das Concertinas do Vale do Bestança (15h30), o espetáculo de marionetas Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda do cantador, pela Limite Zero (16h30), e o concerto de comunidade Terceiro Andamento (17h30).

A Casa da Soenga, em Resende, recebe o Festival no fim de semana de 8 e 9 de julho. O programa inclui, no dia 8, a peça de teatro para famílias Mariela, pela companhia Nuvem Voadora (15h360), um ciclo de concertos com Ana, Homem em Catarse e Gobi Bear (16h00) e um concerto dos Birds Are Indie (21h45) e, no dia 9, uma atuação do Grupo de Bombos “BomMouros” (15h30), o espetáculo de marionetas Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda do sardão de Cárquere, pela Limite Zero (16h30), e o concerto de comunidade Terceiro Andamento (17h30).

No penúltimo fim de semana, a 15 e 16 de julho, o Festival visita o Solar dos Brandões (Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins), em Paços de Ferreira. O programa inclui, no dia 15, a peça de teatro para famílias Mito móvel, por Vera Alvelos (15h00), um ciclo de concertos com Villa Nazca, The Partisan Seed e Coelho Radioactivo (16h00) e um concerto de Noiserv (21h45) e, no dia 16, uma atuação das Castanholas de Freamunde – Pedaços de Nós (15h30), o espetáculo de marionetas Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda dos três sapinhos, pela Limite Zero (16h30), e o concerto de comunidade Quarto Andamento (17h30).

O Festival encerra o seu périplo no Solar da Fisga, em Castelo de Paiva, no fim de semana de 22 e 23 de julho. O programa inclui, no dia 22, a peça de teatro para famílias A Odisseia, por Jorge Loureiro e Leonor Barata (15h00), um ciclo de concertos com Lourenço Crespo, Grutera e Minta & The Brook Trout (16h00) e um concerto de Samuel Úria (21h45) e, no dia 23, uma atuação dos Amigos da Sexta (15h30), o espetáculo de marionetas Lendas da nossa terra por Romão, o ancião: lenda do Marmoiral de Sobrado, pela Limite Zero (16h30), e o concerto de comunidade Quarto Andamento (17h30).

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), através do Serviço de Pediatria, tem agendadas várias iniciativas para comemorar o Dia Mundial da Criança no Hospital Padre Américo pelas 09h00.

Minimizar o impacto negativo da hospitalização, reforçar a imagem positiva do hospital e dos profissionais da área da pediatria, promover hábitos de vida saudáveis e prevenção da doença são alguns dos principais objetivos das atividades a realizar amanhã, 1 de junho, e nas quais vão participar alunos da Escola Secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel, e da Escola Secundária de Paredes.

Visita ao Serviço de Pediatria, ações de educação para a saúde sobre a correta higiene das mãos e estilos de vida saudáveis são algumas das iniciativas a acontecer amanhã.

Pinturas faciais, balões e “Hora do Conto” são também as atividades previstas para as crianças na Consulta Externa e do Internamento do Serviço de Pediatria.

Para finalizar a celebração do Dia Mundial da Criança, pelas 16h00, haverá ainda uma aula de zumba a realizar no exterior do Hospital Padre Américo.

Campanha solidária de angariação de fundos para Operação Nariz Vermelho

A Operação Nariz Vermelho, instituição Particular de Solidariedade Social, assinala também o Dia Nacional do Nariz vermelho. Este dia tem vindo a ser celebrado essencialmente junto da comunidade escolar, simbolicamente no Dia Mundial da Criança, sensibilizando as crianças para a importância da solidariedade social e para a missão da Operação Nariz Vermelho junto das crianças hospitalizadas.

O Dia do Nariz Vermelho é ao mesmo tempo uma campanha de angariação de fundos que reverte a favor da Operação Nariz Vermelho com o objectivo de contribuir para a continuidade da missão. Esta instituição tem feito parcerias com pessoas, empresas e outras instituições para a organização de campanhas de angariação de fundos.

No centro Hospitalar do Tâmega Sousa (CHTS), este evento solidário, de carácter individual, contava apenas com a generosidade de alguns que quisessem participar.

Numa primeira fase, a campanha, levada a cabo por Lúcia Cerqueira, diretora do Serviço de Informática do CHTS e embaixadora do Nariz Vermelho, foi pensada para os serviços onde são seguidas crianças como a Pediatria, Pedopsiquiatria e Psicologia.

O espirito solidário acabou por contagiar mais colaboradores e foram adquiridos mais de 400 narizes vermelhos, entre outros contributos, para assinalar o dia de “meter o nariz pela causa”.

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Entre 1 e 4 de junho, a maior superfície comercial da Região Centro propõe múltiplas atividades, tais como pinturas faciais e trabalhos manuais, garantindo momentos de diversão que deixarão os mais pequenos ao rubro.

“Era uma vez... Vamos entrar na história” dá o mote para que as crianças mergulhem no imaginário dos clássicos infantis. Os mais pequenos são desafiados a criar uma história especial em conjunto, dando vida às personagens, com novos rumos e novos finais felizes. Aqui, o importante é dar asas à imaginação e arrancar muitos sorrisos.

Do calendário de atividades para estes dias fazem ainda parte ateliers artísticos, onde as crianças podem conceber e elaborar máscaras, assim como construir elementos cénicos dos contos infantis.

Está também previsto o Jogo XL, um dos mais tentadores desafios da programação. Constituído por diferentes provas e obstáculos, este jogo de diversão desafia os mais pequenos a ultrapassar múltiplas etapas para alcançarem a meta, onde se sagrarão vencedores e poderão tirar uma foto junto das suas personagens preferidas.

Para viver em pleno as fábulas do mundo da animação infantil, o Palácio do Gelo Shopping propõe ateliers de pinturas faciais, que prometem transformar, em poucos minutos, o público infantil nas suas personagens de animação favoritas. As atividades decorrem de 1 a 4 de junho, no piso 0 do centro comercial do Grupo Visabeira, entre 11 e as 20 horas.

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Tendo como objetivo estimular e promover o gosto pela música portuguesa bem como criar laços de amizade entre os participantes, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, em parceria com a Escola de Música Movimentos & Variações, promove mais uma edição do Concurso “Marco a Cantar – Jovens Talentos da Canção 2017".

A presente edição conta com a participação de 24 concorrentes, divididos em dois escalões:
1.º Escalão - Idades: 9-14 anos - 8 concorrentes
2.º Escalão - Idades: 15-25 anos - 16 concorrentes

A pré-seleção decorre nos seguintes dias e locais:
3 de Junho - sábado 21h30 - Casa do Povo de Soalhães
9 de Junho - sexta-feira 21h30 -  Casa do Povo da Livração
16 de Junho - sexta-feira 21h30 -  Largo da Feira – Alpendorada e Matos
24 de Junho - sábado 21h30 -  Marco Fórum XXI – Marco

Nos termos do Regulamento desta iniciativa:
Cada concorrente interpretará dois temas diferentes, sendo um deles obrigatoriamente em português.
Em cada pré-seleção, será selecionado diretamente para a final um concorrente, por escalão.
Os concorrentes classificados em 2.º e 3.º lugar, em cada pré-seleção e por escalão, estarão presentes na segunda fase (meia final), onde serão apurados para a final três concorrentes por escalão e um suplente, também por escalão.

A final do Marco a Cantar – Jovens Talentos da Canção terá lugar no dia 16 de julho, no Parque Fluvial do Tâmega, integrado no programa das Festas do Marco 2017, com a presença dos 12 concorrentes selecionados (6 por cada escalão), sendo acompanhados por uma banda musical ao vivo.

Por Unknown | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
O Campeonato de Portugal, ao qual a PRIO dá o nome e é o principal patrocinador, termina já no próximo domingo, dia 04 de junho, com a luta pelo título de campeão entre a União Desportiva Oliveirense e o Real Sport Clube, vencedores das divisões Norte e Sul, respetivamente.

A PRIO está a preparar um espetáculo de acrobacia aérea que promete deixar todos os adeptos de olhos postos no céu. Antes do apito inicial, o avião Prio vai sobrevoar o Estádio do Fontelo, em Viseu, que acolhe a final do Campeonato de Portugal PRIO, um aquecimento para o verdadeiro voo acrobático, que acontece durante a pausa para intervalo. Vão ser 9 minutos de pura adrenalina, ao comando do experiente Comandante Luís Garção, coroando da melhor maneira o final do Campeonato de Portugal PRIO.

“O Campeonato de Portugal PRIO tem vindo a ganhar muitos adeptos, envolvendo cada vez mais a população no apoio ao clube da sua terra, o que acaba por tornar esta prova apaixonante. A Prio é uma marca 100% portuguesa e que pretende chegar a todos os portugueses, pelo que patrocinar este campeonato é, também, uma forma de garantir a proximidade entre marca e consumidor. A possibilidade de termos o nosso avião nesta final é fantástica, uma vez que podemos partilhar e celebrar com o público do Campeonato de Portugal PRIO o nosso 10º aniversário, com um grande espetáculo de acrobacia aérea”, afirma Emanuel Proença, administrador da PRIO.

A PRIO celebra 10 anos de atividade no mercado dos combustíveis com um avião de aerobática, destinado a criar experiências absolutamente memoráveis a clientes e a todos os parceiros que acompanharam a marca durante a última década.

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Moimenta da Beira, deteve ontem, dia 30 de maio, três homens com 24, 28 e 30 anos, por furto em interior de residências, em Moimenta da Beira e Sernancelhe.

No âmbito de uma investigação por furto em interior de residências foram efetuadas duas buscas domiciliárias tendo sido apreendido:
•         Dois ciclomotores;
•         Uma bicicleta;
•         Duas aparelhagens de som;
•         Oito colunas de som;
•         Um giradiscos;
•         Cinco canas de pesca;
•         Dez jantes de bicicleta;
•         Dez pneus para bicicleta;
•         Um skate;
•         Uma lanterna;
•         Dois quadros de bicicleta;
•         Um capacete;
•         Várias peças para ciclomotor.

Esta operação contou com o apoio de militares do Posto Territorial de Moimenta da Beira.

Os suspeitos encontram-se neste momento no Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Lamego e o Centro de Informação Europe Direct vão organizar, em parceria com a Representação da Comissão Europeia em Portugal, um seminário sobre oportunidades de financiamento no quadro do Plano de Investimento para a Europa (“European Fund for Strategic Investments” – EFSI), com o objetivo de aprofundar o conhecimento e promover os instrumentos de financiamento ao investimento.

O encontro “Plano de Investimento para a Europa: uma oportunidade para as empresas” decorrerá no auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego, no próximo dia 8 de junho, a partir das 14h30.

No âmbito deste seminário, os promotores públicos e privados de projetos elegíveis para financiamento ao abrigo do EFSI podem solicitar, através do endereço europe.direct@cm-lamego.pt, uma reunião bilateral com vista a uma breve discussão preliminar sobre os seus projetos. Para que seja possível organizar atempadamente estas sessões, os promotores devem submeter o respetivo pedido até ao dia 6 de junho. A submissão de qualquer pedido não dispensa a apresentação de uma candidatura formal a financiamento nas instâncias adequadas, designadamente junto do Banco Europeu de Investimento.

O seminário abordará ainda as oportunidades de financiamento disponibilizadas pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) ao abrigo do EFSI. Os interessados em participar devem confirmar a sua presença (nome, função, contactos email e telefone) para o endereço de email acima indicado.

O evento conta com a colaboração institucional da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), da Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro (HTDOURO) e do REGIA-DOURO PARK.

Por Unknown | terça-feira, 30 de maio de 2017 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Comba Dão, deteve ontem, dia 29 de maio, um homem com 38 anos e uma mulher com 33, por tráfico de estupefacientes, em Carregal do Sal.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes foi efetuada uma busca domiciliária tendo sido apreendido:
•         11 pés de plantas cannabis;
•         14 doses de haxixe;
•         Seis doses de MDMA;
•         Duas gramas de folhas de cannabis.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência.

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Viseu, deteve ontem, dia 29 de maio, dois homens com 53 e 46 anos, por tráfico de armas, em São Pedro do Sul.

No âmbito de uma investigação por tráfico de armas, foram efetuadas duas buscas domiciliárias e duas não domiciliárias, tendo sido apreendido:
•         Três armas de caça;
•         Uma arma de fogo Kalashnikov AK-47;
•         Cinco carregadores para Kalashnikov;
•         446 munições;
•         Cinco artefactos pirotécnicos;
•         Quatro miras telescópicas;
•         Três detonadores;
•         Um chamariz;
•         Cordão detonante.

Os detidos vão ser presentes ao Tribunal Judicial de São Pedro de Sul, durante o dia de hoje.
A operação contou com o apoio de militares do Posto Territorial de São Pedro do Sul e de uma equipa cinotécnica.

Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
No âmbito da atribuição do galardão “Terra de Culinária” a S. Pedro do Sul pela APTECE - Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, os agrupamentos de escolas do concelho aderiram à iniciativa “Gosto! O que é?”.

Uma vez por mês, nos refeitórios das escolas do concelho, os alunos vão poder saborear pratos tradicionais da Carta Gastronómica de Lafões.

No mês de maio foram servidos pratos como: Sopa de Feijão com Couve à Lafonense, Canja d’avó, Vitela à Lafões e Aletria.

No dia 2 de junho os pratos serão: Arroz de Pato à Lafões, Torresmos com Batata Cozida e Aletria.

Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
É mais um Festival de Folclore organizado pela “Sucesso da Memória”, Associação de Desenvolvimento Local e Rural de Moimenta da Beira, com o apoio da Câmara Municipal. O evento vai juntar no sábado, 3 de junho, quatro grupos de folclore na Praceta Comandante José Requeijo, largo situado ao lado do edifício dos Paços do Concelho de Moimenta da Beira.

Participam: Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Vila velha de Ródão; Rancho Folclórico das Carvalheiras Argivai (Póvoa do Varzim); Rancho Folclórico do Grupo Cultural da Serra do Brunheiro (Chaves); e o Grupo Folclórico e Etnográfico de Moimenta da Beira.

Programa
18h00 – Chegada dos Grupos
19h00 – Jantar Convívio
21h00 – Desfile Etnográfico
21h30 – Início do Festival de Folclore

Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
O Tour “Portugal Sou Eu”, que partiu no dia 26 de abril de Lisboa para iniciar uma viagem que está a passar por 15 cidades de Portugal, chega amanhã, dia 31 de maio, a Viseu.

Durante todo o dia, a carrinha do Tour “Portugal Sou Eu” vai estar no Rossio para divulgar o programa junto de um vasto número de consumidores e de empresários locais.

Durante um mês, o “Tour Portugal Sou Eu” vai passar por Santarém, Leiria, Coimbra, Bragança, Aveiro, Braga, Guimarães, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Torres Vedras e Tavira.

Com esta viagem, que irá percorrer um total de 2.000 quilómetros e passar por 14 distritos, o Tour “Portugal Sou Eu” vai dar a conhecer os produtos de largas dezenas de Empresas Aderentes ao programa e sensibilizar muitas centenas de consumidores para a importância da iniciativa “Portugal Sou Eu” para a economia nacional.

Ao desenvolver esta ação, o “Portugal Sou Eu” pretende desafiar as forças vivas de cada cidade a refletir sobre a importância do programa, sensibilizando e estimulando para uma escolha informada.
Até à data, o Tour “Portugal Sou Eu” já passou por Santarém (2 maio), Leiria (3 maio), Coimbra (4 maio), Aveiro (9 maio), Guarda (18 maio), Castelo Branco (19 maio), Braga (22 maio), Portalegre (23 maio), Évora (24 maio) e Bragança (30 maio).

Programa do Tour “Portugal Sou Eu” em Viseu

31 Maio 2017 | Rossio
10h30 – Abertura do TOUR
11h00 - À CONVERSA COM... Portugalidade
Liliana Ferreira | Padaria e Pastelaria de Mões | "Tradições e Saberes do Bolo Podre”
Manuela Soares | Chocolateria Delícia | “Desmistificar o chocolate”
Francisca Peixoto | Diretora Geral AIRV
Cristina Carrilho | Coordenadora AIP-CCI do “Portugal Sou Eu”
Provas de degustação:
• Vinhos com “Caminhos Cruzados”
• Chocolates com a “Chocolataria Delícia” – Workshop “do grão de cacau ao produto final”|Laranjetes de chocolate negro
• Bolo Podre com a Padaria e Pastelaria de Mões – exposição demonstrativa processo fabrico
• Vinhos com “Quinta dos Monteirinhos”

Exposição e apresentações de Produtos Portugal Sou Eu:
• Mundiarroz
• Amor Luso | Só Sabão
• Vouga Tintas
• Casa da Ribeira – Exposição e artesanato ao vivo

17h00 – Portugal Sou Eu com António Almeida Henriques | Presidente da Câmara Municipal de Viseu*
Apresentação e desfile de Vestuário Profissional de Proteção Industrial
“Temperaturas Negativas, Soluções Positivas” por HR Indústria
17h15 – Conservatório Regional de Música de Viseu | Ensemble de Saxofones | Prof. José Eduardo Magalhães
José Pedro Costa, Sara Silva, Francisco Augusto, Pedro Cunha, Pedro Rodrigues, Vitor Marçal, Tiago Branco.
Welcome Dance - Karen Street | Strange in paradise - Alexandre Borodin | Seguidilla - Georges Bizet
Ativação da Marca junto do consumidor e empresas:
(Durante todo o dia)
• Sessões de fotografia "Construir o Mural Portugal Sou Eu”
• Distribuição de Merchandising e distribuição do Passaporte "Portugal Sou Eu"
• Esclarecimentos a empresas potenciais aderentes
• Sessões de Jogos: Quiz "Portugal Sou Eu"
* a confirmar

Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Oriundos sobretudo da região de Trás-os-Montes, o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI) promoveu o I Encontro de Artesãos da Máscara, em Lamego, uma iniciativa inédita no nosso país que procurou fomentar a partilha de experiências e o convívio entre os artífices da máscara.

Durante o último fim de semana, marcaram presença neste encontro dezasseis artesãos e o Presidente da Direção da Academia Ibérica da Máscara, Pinelo Tiza, entidade com a qual o CIMI mantém uma parceria institucional. "No âmbito da temática da máscara existem vários encontros de grupos de caretos, mas até agora nenhuma entidade tinha promovido um encontro de produtores da máscara, elementos muito importantes na preservação desta tradição", sublinha  Tânia Valverde Borges, coordenadora deste equipamento cultural.

A realização do I Encontro de Artesãos da Máscara dividiu-se por dois espaços: a vila de Lazarim, onde está sedeado o CIMI, e a  Av. Dr. Alfredo de Sousa, na cidade de Lamego.

Por Unknown | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
Viagem inaugural do Comboio Histórico a Vapor do Douro 2017, entre a Régua e o Tua, pelas margens do Rio Douro.

PROGRAMA
Ida
Partida da Régua - 15H23
Chegada / Partida do Pinhão - 16H00 / 16H10
Chegada ao Tua - 16H30

Regresso
Partida do Tua - 17H10
Chegada / Partida do Pinhão - 17H30 / 17H55
Chegada à Régua - 18H30


COMBOIO HISTÓRICO A VAPOR DO DOURO
Decorre de 3 de junho a 29 de outubro (6 meses);
Serão realizadas 50 circulações (ida e volta):
  22 SÁBADOS - DE 3 DE JUNHO A 28 DE OUTUBRO
  22 DOMINGOS – DE 4 de JULHO A 29 DE SETEMBRO
    1 TERÇA-FEIRA – DIA 15 DE AGOSTO (FERIADO)
    5 QUARTAS-FEIRAS - DE 2 DE AGOSTO A 30 DE AGOSTO


Atravessando as margens do rio Douro, reconhecidas como património mundial pela UNESCO, o Comboio Histórico é formado por cinco charmosas carruagens de madeira do século XIX.

A composição é puxada por uma locomotiva a vapor, que regressou no ano passado ao Douro após uma inovadora intervenção, cujo objetivo principal foi o de aumentar a capacidade de utilização da composição histórica a vapor, substituindo a fonte primária de calor por gasóleo.

Durante o percurso, um grupo de música e cantares regionais anima os passageiros do comboio e são dados a provar rebuçados típicos da Régua e Vinho do Porto.

PREÇOS

Os preços das viagens vão desde os 42,50 euros (bilhete de adulto) e os 19 euros (crianças até aos 12 anos).

Está também disponível um conjunto de bilhetes especiais que combinam o passeio no Comboio Histórico e as viagens de ida e volta a partir de vários pontos do país até à Régua nos serviços Alfa Pendular (em classe Turística), Intercidades (em 2ª classe), InterRegional, Regional e Urbanos do Porto.

Estas promoções são altamente competitivas, variando desde os 47,50 euros para adultos que se desloquem a partir de estações a norte de Coimbra, até aos 77,50 euros para quem queira efetuar a viagem desde Faro e regresso. Em todos os percursos, as crianças até aos 12 anos pagam meio bilhete.

No caso de grupos numerosos existe ainda a possibilidade de realização de comboios especiais, mediante condições a acordar.

Os bilhetes podem ser adquiridos na rede de bilheteiras da CP, através da bilheteira online da CP (netTICKET) ou pelo Contact Center (Nacional: 707 210 220; Internacional: (+351) 707 210 220). Os grupos (dez ou mais pessoas) beneficiam de desconto tanto nos bilhetes de adulto como de criança.

Mais informações sobre o Comboio Histórico do Douro, nomeadamente horários e preços, disponíveis em www.cp.pt

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Tendo sempre presente a motivação e dinamização cultural do concelho, e na sequência da institucionalização do Prémio Carmen Miranda no ano de 2009, em homenagem à "Pequena Notável", a Câmara Municipal do Marco de Canaveses leva a efeito a IX Edição do Prémio Carmen Miranda.

Esta iniciativa aceita todas as expressões artísticas e está aberta à participação de artistas nacionais e estrangeiros, com idade superior a 18 anos (inclusive). Cada concorrente poderá enviar, a título individual ou coletivo, o máximo de dois trabalhos.

As obras a concurso, e de acordo com o respetivo Regulamento, devem ser entregues de 29 de maio a 2 de junho, no Museu Municipal Carmen Miranda, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
O vencedor do Prémio Carmen Miranda 2017 irá receber um cheque no valor de 2.500 euros, ficando a obra premiada a pertencer ao Museu Municipal Carmen Miranda, situado na cidade do Marco de Canaveses.

A exposição dos trabalhos selecionados irá decorrer de 9 de julho a 5 de agosto.

Regulamento/Ficha de Inscrição do Prémio em: www.cm-marco-canaveses.pt  (Banner)
Informações:
Museu Municipal Carmen Miranda
Alameda Dr. Miranda da Rocha
4630 - 200 Marco de Canaveses
Tlf: 255 538 800 - Extensão 305
Fax: 255 538 899
Email: museucarmenmiranda@cm-marco-canaveses.pt

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinala amanhã, 31 de maio, o Dia Mundial da Pessoa com Esclerose Múltipla com um encontro que visa esclarecer os doentes e familiares acerca das dúvidas frequentes que surgem no quotidiano.

A sessão de abertura está marcada para as 09h30, no auditório do Hospital Padre Américo, seguindo-se a conferência “Mitos e verdades acerca da Esclerose Múltipla” que contará com participação de profissionais e utentes da Consulta Multidisciplinar de Esclerose Múltipla do centro hospitalar.

Está ainda programada, para o final da manhã, uma sessão de ensino de atividade física, no sentido de promover hábitos de vida saudáveis e a qualidade de vida.

Na iniciativa estão representadas associações de apoio ao doente com Esclerose Múltipla, nomeadamente a ANEM - Associação Nacional de Esclerose Múltipla, SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e a TEM - Associação Todos com a Esclerose Múltipla.

“A Vida com Esclerose Múltipla” é o mote da campanha global do Dia Mundial da Esclerose Múltipla e este encontro, com entrada livre, pretende também alertar a comunidade em geral para esta patologia.

O que é a Esclerose Múltipla? 

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afecta o Sistema Nervoso Central (SNC). É uma doença que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade, ou seja, entre os jovens adultos. Afecta com maior incidência as mulheres do que os homens.

Esta patologia é diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da evolução que a doença apresenta na pessoa afectada, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico (Ressonância Magnética Nuclear, Estudo de Potenciais Evocados e Punção Lombar).

Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com EM (dados da Organização Mundial da Saúde) e em Portugal mais de 8.000 (Gisela Kobelt, 2009).

A EM pode produzir sintomas idênticos aos de outras patologias do SNC, pelo que o diagnóstico poderá demorar anos a acontecer.

Fonte: SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla

Estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Concurso “TâmegaSousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam!”, uma ação da Rede de Apoio à Atividade Económica “TâmegaSousa Empreendedor” que visa distinguir e apoiar iniciativas sociais, projetos e ideias de negócio inovadoras e criativas, que contribuam para o desenvolvimento económico e social da região do Tâmega e Sousa. Os interessados podem candidatar-se até ao próximo dia 30 de junho.

CATEGORIAS
Categoria 1 – Ideias com futuro: ideias de negócio em fase de projeto (empresa não constituída) que potenciem o aparecimento de novos produtos, novos processos produtivos, novos serviços, novas formas de comercialização ou novas abordagens de mercado. As ideias de negócio enquadradas nos setores do turismo, mobiliário, agroalimentar e indústrias criativas e moda serão majoradas nos critérios de avaliação.
Categoria 2 – Empresas com futuro: empresas que demonstrem resultados de inovação até três anos antes do início do período de candidaturas, nomeadamente em termos de inovação e criatividade dos seus processos, produtos e/ou serviços, de internacionalização dos seus produtos e/ou serviços, de sustentabilidade e de interesse estratégico para a região.
Categoria 3 – Inovação social com futuro: ideias de inovação social que procurem dar resposta a problemas importantes e negligenciados da sociedade, através de soluções criativas e inovadoras, passíveis de serem sistematizadas e replicadas para outros contextos.

DESTINATÁRIOS
Categoria 1 – Ideias com futuro: pessoas singulares (maiores de idade), individualmente ou em grupo, cuja ideia de negócio não esteja associada a qualquer iniciativa empresarial já existente.
Categoria 2 – Empresas com futuro: empresas, em qualquer das suas formas jurídicas, designadamente empresas individuais e societárias, que tenham atividade na região, legalmente constituídas há mais de três anos, à exceção de empresas públicas.
Categoria 2 – Inovação social com futuro: pessoas singulares (maiores de idade), individualmente ou em grupo, e pessoas coletivas de direito público ou privado, que apresentem ideias de inovação social.

PRÉMIOS
Categoria 1 – Ideias com futuro/ Categoria 2 – Empresas com futuro/ Categoria 3 – Inovação social com futuro:
- Incentivo monetário no valor de 2.500€ (dois mil e quinhentos euros), 1.500€ (mil e quinhentos euros) e 1.000€ (mil euros) ao primeiro, segundo e terceiro classificados, respetivamente.
- Participação em campanhas de comunicação, a promover pela Rede de Apoio à Atividade Económica “TâmegaSousa Empreendedor”.

CANDIDATURAS
As candidaturas devem ser formalizadas através do preenchimento do formulário eletrónico, disponível em empreendedor.cimtamegaesousa.pt, até ao dia 30 de junho de 2017.

O Concurso “TâmegaSousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam!” é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela empresa municipal Qualidade de Basto – Empresa para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, com o patrocínio da EDP – Energias de Portugal, EDP Distribuição e EDP Renováveis e em parceria com o Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Gabinete de Apoio ao Empreendedor, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No sábado que aí vem, 3 de junho, a partir das 10h30, há teatro para bebés promovido pela “Bebéteca”, a secção infantil da Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira. Em resumo, “A Quinta”, nome da peça em cena, pretende que, num mundo cada vez mais modernizado e urbano, os bebés despertem para um ambiente rural, para um mundo dos sons do badalo, dos animais que acordam, um mundo do cheiro do feno, da terra molhada ou até mesmo do toque na alma. São vários os estímulos transmitidos neste espetáculo, onde, tal como cada grupo é diferente, todos os espetáculos são diferentes, o que o torna único e especial. A viagem começa com Paulinha que vive numa quinta e recebe a sua grande amiga da cidade, Sofia. As peripécias são muitas e a viagem que a Sofia desconhece, acabará por se tornar inesquecível. A peça, do projeto ‘Algodão Doce’ da “Etcetera – Associação Artística”, sediada em Vila Nova de Gaia, é de entrada gratuita e destina-se a bebés até aos 36 meses residentes no município de Moimenta da Beira.

No fim do espetáculo haverá entrega de uma foto emoldurada (do bebé com a família), uma oferta que assinala o Dia Mundial da Criança.

As inscrições pode ser feitas através do email biblioteca@cm-moimenta.pt ou do contacto telefónico 254 520 080. Ou ainda enviando o cupão para: Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, Terreiro das Freiras, 3620-352 Moimenta da Beira.

Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
São João da Madeira volta a acolher mais uma edição do TECNET Business Camp, nos dias 1 a 3 de Junho, voltando as atenções para o Município, com a presença de grandes players nacionais e internacionais e, a honrosa visita da secretária de estado dos assuntos europeus, Margarida Marques na abertura do Encontro Ibérico no dia 1 jun. e do 1º ministro António Costa, para a abertura oficial do TECNET, no dia 2 jun.

Esta iniciativa única, que tem como objetivo juntar mais de uma centena de empresas tecnológicas e criativas altamente inovadoras com o tecido empresarial de referência em Portugal, decorre no edifício da Torre da Oliva, copromovido pela Sanjotec - Centro Empresarial e Tecnológico; PortusPark PortusPark - Rede de parques de ciência, tecnologia e incubadoras; Tecparques – Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologia; e com o apoio institucional do Câmara Municipal de S. João da Madeira.

O Programa para os 3 dias de evento, contempla uma multiplicidade de atividades, de onde se destaca um vasto leque de painéis temáticos em torno dos seguintes temas a indústria 4.0 e a filosofia de gestão ‘lean manufacturing’, os desafios que se colocam às industrias do têxtil e calçado, turismo, agroalimentar, bem como, o projeto de desenvolvimento da ‘compra pública de inovação’, a Cibersegurança; passando pelo processo criativo na construção de marcas e produtos; Smartcities: desafios e oportunidades; e a não menos relevante área de Responsabilidade, Inovação e Empreendedorismo Social.

Colmatando as novidades para esta 3ª edição do TECNET, o ‘idea-starter’ e atual Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Ricardo Figueiredo espera receber no evento ‘mais de 1000 profissionais de empresas e startups portuguesas, espanholas e de outras nacionalidades’ que vêm fazer networking, partilhar experiências e conhecer novas ideias e soluções.

Contamos consigo. Sinta o futuro Agora!

Por Unknown | segunda-feira, 29 de maio de 2017 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Festa de Final de Ano Letivo da creche e do jardim de infância da Santa Casa da Misericórdia de Lamego foi uma celebração carregada de afetos que vai perdurar na memória de todos. Realizada no belo Teatro Ribeiro Conceição, esta comemoração foi vivida num clima de partilha e espírito de família, sendo um momento muito desejado por toda a comunidade que junta os meninos, os pais, os amigos e todos os funcionários.

A alegria e a criatividade dos mais pequenos tornaram ainda mais especiais os festejos de encerramento das atividades letivas. Após várias semanas a ensaiar todos os pormenores, para que nada falhasse, os protagonistas animaram diversas atuações de música e dança, para além de um original desfile de moda que surpreendeu o público. À medida que cada mini-espetáculo foi passando pelo palco, a assistência brindou este entusiasmo e dedicação com uma enorme salva de palmas.

Mais uma vez, um dos momentos mais importantes desta festa foi, sem dúvida, a entrega de diplomas aos “finalistas” do jardim de infância. Um gesto simbólico que marca o fim de uma etapa de cinco anos, recheados de descobertas e aventuras em comum, em pleno arranque do processo de aprendizagem das suas vidas. No palco, os “finalistas” receberam um diploma e uma cartola como recordação desta etapa. No próximo ano letivo, já vão iniciar o ano escolar em estabelecimentos de ensino do 1º ciclo.

Apoiada num serviço de excelência, com educadoras qualificadas e modernas instalações, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego oferece as condições ideais para estimular o desenvolvimento infantil das meninas e dos meninos que frequentam as suas valências de creche e jardim de infância. Com o objetivo de ter crianças felizes, é valorizada a ligação entre a instituição e a família, através da cooperação quotidiana e da participação em atividades que envolvam os pais e os encarregados de educação.

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Concurso “TâmegaSousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam!”, uma ação da Rede de Apoio à Atividade Económica “TâmegaSousa Empreendedor” que visa distinguir e apoiar iniciativas sociais, projetos e ideias de negócio inovadoras e criativas, que contribuam para o desenvolvimento económico e social da região do Tâmega e Sousa. Os interessados podem candidatar-se até ao próximo dia 30 de junho.

Nesta 2.ª edição do Concurso foram definidas três categorias: Categoria 1 – Ideias com futuro, Categoria 2 – Empresas com futuro e Categoria 3 – Inovação social com futuro.

A Categoria 1 – Ideias com futuro destina-se a ideias de negócio em fase de projeto (empresa não constituída) que potenciem o aparecimento de novos produtos, novos processos produtivos, novos serviços, novas formas de comercialização ou novas abordagens de mercado. As ideias de negócio enquadradas nos setores do turismo, mobiliário, agroalimentar e indústrias criativas e moda serão majoradas nos critérios de avaliação. Podem candidatar-se a esta categoria pessoas singulares (maiores de idade), individualmente ou em grupo, cuja ideia de negócio não esteja associada a qualquer iniciativa empresarial já existente.

A Categoria 2 – Empresas com futuro aplica-se a empresas que demonstrem resultados de inovação até três anos antes do início do período de candidaturas, nomeadamente em termos de inovação e criatividade dos seus processos, produtos e/ou serviços, de internacionalização dos seus produtos e/ou serviços, de sustentabilidade e de interesse estratégico para a região. A esta categoria podem candidatar-se empresas, em qualquer das suas formas jurídicas, designadamente empresas individuais e societárias, que tenham atividade na região, legalmente constituídas há mais de três anos, à exceção de empresas públicas.

A Categoria 3 – Inovação social com futuro visa distinguir ideias de inovação social que procurem dar resposta a problemas importantes e negligenciados da sociedade, através de soluções criativas e inovadoras, passíveis de serem sistematizadas e replicadas para outros contextos, podendo candidatar-se a esta categoria pessoas singulares (maiores de idade), individualmente ou em grupo, e pessoas coletivas de direito público ou privado, que apresentem ideias de inovação social.
As candidaturas devem ser formalizadas através do preenchimento do formulário eletrónico, disponível em http://empreendedor.cimtamegaesousa.pt. Neste sítio da internet está também disponível o regulamento do Concurso, bem como mais informações sobre o mesmo.

O Concurso “TâmegaSousa Empreendedor – Onde as ideias se concretizam!” é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e pela empresa municipal Qualidade de Basto – Empresa para o Desenvolvimento do Tecido Económico Local, com o patrocínio da EDP – Energias de Portugal, EDP Distribuição e EDP Renováveis e em parceria com o Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Gabinete de Apoio ao Empreendedor, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta iniciativa é cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Os Vinhos Verdes da Rota dos Vinhos do Marco de Canaveses estão, mais uma vez, de parabéns depois de terem sido distinguidos agora no Decanter World Wine Awards 2017, concurso promovido pela Revista Decanter, referência absoluta no mercado editorial internacional.

No concurso foram atribuídas, a vinhos do Marco de Canaveses, duas medalhas de bronze e duas medalhas de recomendação.

MEDALHA DE BRONZE - Casa de Vilacetinho Avesso & Arinto - Sociedade Agrícola Casa de Vilacetinho, SA
MEDALHA DE BRONZE - Casa de Vilacetinho Avesso & Azal - Sociedade Agrícola Casa de Vilacetinho, SA
COMMENDED - Casa de Vilacetinho Avesso & Loureiro - Sociedade Agrícola Casa de Vilacetinho, SA
COMMENDED - Casa de Vilacetinho Grande Escolha 2016 - Sociedade Agrícola Casa de Vilacetinho, SA

A edição de 2017 contou com 17.200 amostras. Os vinhos foram avaliados por  219 provadores,  incluindo 65 Masters of Wine e 20 Master Sommeliers, responsáveis por eleger os melhores vinhos nas diversas categorias. Sob a coordenação de Steven Spurrier, a seleção dos melhores vinhos (Platinum Best in Show) ficou a cargo dos maiores especialistas presentes no evento: Sarah Jane Evans (MW), Gérard Basset (MW MS OBE), Michael Hill Smith (MW), Andrew Jefford e Andy Howard (MW).

Refira-se que o Decanter World Wine Awards teve início em 2004 e ao longo dos anos tem recebido uma forte e crescente participação, assumindo-se como uma das mais importantes e prestigiadas competições internacionais de vinhos.

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Primeiro em movimento no mundo! Este Congresso da Cidadania Política deu sinais de que há futuro para o nosso território.

Um Congresso diferente, com maneiras inovadoras de intervenção. Os Congressistas foram desafiados a estarem atentos aos sentidos e a ouvir, olhar, tocar, saborear e cheirar os contextos do território: paisagem, monumentos, a História e a natureza!

Foram pedidas intervenções ao longo do percurso, usando cada um os meios tecnológicos ao dispor. Foi mais um passo para a mudança na forma de fazer e estar na política.

A Assembleia Municipal de Tarouca abriu as portas a mais um modelo nunca visto de participação dos cidadãos.

Deste dia, fica obra humana e abriram-se novos caminhos para o desenvolvimento do Vale do Varosa e da região. Ficou devidamente organizado, literalmente o Caminho dos Monges - iniciativa da Junta de Freguesia de S. João de Tarouca!

Eleitos e eleitores percorreram juntos as dificuldades e suaram à procura de novas soluções.

Relembra-se que este Congresso é organizado de forma inédita por todas as forças políticas com assento na Assembleia Municipal de Tarouca e com a participação ativa do Executivo Municipal.

Todos quantos contribuíram para este sucesso estão de parabéns!

A Assembleia Municipal é o espaço da Cidadania de portas abertas para todos!

Por Unknown | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
Decorreu no passado dia 26 de maio , no Centro Municipal de Cultura de Castro Daire, a estreia da VII Gala Infantil do Concelho de Castro Daire.

Um trabalho exigente, orientado pelo Professor Rui Quintela, que envolveu  38 crianças do 3º e 4º ano de todas as escola do Concelho de Castro  Daire.

Os mais pequenos cantaram e encantaram toda a  plateia que aplaudiu calorosamente durante o espetáculo.

O Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, elogiou a prestação e o empenho dos pequenos cantores e também destacou a colaboração dos encarregados de educação ao longo deste projeto.

Parabéns aos pequenos cantores  assim como encarregados de educação e colaboradores por terem apoiado esta iniciativa de carácter cultural, educativo e recreativo.

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A segunda edição da Feira Agrícola de Lamego foi um grande êxito organizativo com a participação de mais de 180 produtores e empresas que tornaram este certame num ponto de encontro privilegiado para o setor agrícola nacional. Ao longo de quatro dias, este evento fez jus ao seu lema - "A Identidade do Douro"- com milhares de pessoas a visitarem a maior feira do mundo rural que decorre na região do Douro e a participarem num intenso programa de atividades. Do cartaz de iniciativas, destacaram-se as provas de vinho comentadas e de harmonização, o I Concurso Pecuário de Raça Arouquesa, as provas de degustação e as jornadas técnicas. À segunda edição, a Feira Agrícola também apostou forte na oferta de muita animação musical e na apresentação de uma maior variedade de espaços, incluindo área infantil, um pavilhão animal e zonas gastronómicas.

Organizada pela APEDOURO - Associação Promotora de Eventos no Douro, com o apoio da Câmara Municipal, a Feira Agrícola de Lamego foi inaugurada na presença do Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, que dez um périplo por todos os stads da exposição.
A apresentação de conceitos e serviços inovadores na edição deste ano consolidou esta organização e deu uma nova dinâmica a um evento que já se afirmou como um espaço privilegiado de negócios e partilha de experiências.

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal do Marco de Canaveses realizou, sexta-feira, dia 26 de maio, a festa de encerramento do Marco Sénior no Desporto 2016/2017.

Chega assim ao fim, mais um ano letivo deste programa que tem como objetivo promover o bem-estar da população sénior do concelho e a sua inclusão, incentivando, também, o envelhecimento ativo.

À semelhança de anos anteriores, o Pavilhão Bernardino Coutinho foi o local escolhido para acolher este grande convívio, que reuniu cerca de 250 idosos oriundos de 14 instituições concelhias.
O Presidente e Vice-presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira e José Mota, marcaram presença no evento. Consciente e sensível à problemática do desporto na terceira idade, «a Câmara Municipal tem dinamizado, ao longo dos últimos 11 anos, o projeto “Marco Sénior no Desporto”, com o objetivo de motivar e sensibilizar todos os munícipes para os benefícios da prática de atividade física regular», referiu Manuel Moreira sublinhando «o sucesso da iniciativa, marcada sempre por esta grande adesão».

Dirigido à população sénior do concelho, o programa Marco Sénior no Desporto desenvolve atividades lúdico-desportivas nas próprias instituições, bem como aulas de hidroginástica, nas piscinas municipais da cidade do Marco de Canaveses e da Vila de Alpendorada e Matos, com o acompanhamento de profissionais habilitados.

«Procurámos ir ao encontro das pessoas e das suas necessidades», disse o Autarca considerando que «a atividade física é muito importante para a nossa saúde, e em especial nesta fase da vida, aliada a hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada. Quisemos assim, promover o envelhecimento ativo dos nossos “maiores”, proporcionando ainda momentos de lazer e de convívio», notou Manuel Moreira.

Uma tarde diferente e bem animada, com vários jogos lúdicos, desportivos e recreativos, dança e muita música. No final, a Câmara Municipal ofereceu um lanche a todos os presentes.

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Mesão Frio levou a efeito, de 26 a 28 de maio, a habitual feira do livro, que decorreu no pavilhão multiusos municipal. O certame que se estendeu ao longo de três dias, contemplou iniciativas destinadas a várias faixas etárias. Mereceram destaque o encontro com um escritor, peças de teatro, jogos populares, ateliers, espetáculo de dança e dos pequenos cantores e ainda, uma sessão de cinema. Esta iniciativa contou com a colaboração da Livraria Zé, de Mesão Frio, que se fez representar na feira, oferencendo aos seus visitantes livros com descontos até 70%.

A sessão de abertura realizou-se na manhã do dia 26 de maio, no encontro com o escritor César Carvalho, que apresentou às crianças do pré-escolar e do 1.º ano do Ensino Básico, o seu livro intitulado «A festa no armário». À tarde, o escritor expôs a sua obra «A eleição do chefe», para alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos do Ensino Básico. Num diálogo de grande contentamento estabelecido entre o escritor e os pequenos, estes mostraram trazer da escola a lição já bem estudada e fizeram um resumo, ao escritor, das suas narrativas. No final da apresentação, o autor deu uma sessão de autógrafos.

No mesmo dia, pelas 21h30, a companhia de teatro Filandorra Teatro do Nordeste subiu ao palco, para a encenação da comédia «Um pedido de casamento».

No sábado à tarde, as atividades da Feira do livro criaram um espaço de intercâmbio entre pais e filhos, com jogos populares, atelieres de pintura e de cozinha e pinturas faciais. Também durante a tarde, os pequenos assistiram à peça de teatro «As três abóboras» da Universidade Sénior de Resende – Rotary Club de Resende.

Pelas 16h30, a Biblioteca Municipal de Mesão Frio dinamizou a hora do conto «O caldo de pedra». Às 21h30, e já depois da sua antestreia que aconteceu a 21 de maio, os pequenos cantores de Mesão Frio voltaram a cantar os novos temas que compõem o projeto deste ano. A «Bibliodance» proporcionou o resto de uma noite muito animada, em que crianças e jovens que integram as três turmas deste projeto exibiram as suas coreografias.

No último dia do certame cultural, realizou-se uma sessão de cinema infantil com pipocas, com a exibição do filme «Robinson Crusoe». A feira encerrou pelas 19 horas de domingo, com um balanço muito positivo, pois ao longo das últimas edições, a iniciativa que celebra o livro como objeto de crescimento cultural, tem sabido atrair até si, cada vez mais público.

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O coro dos pequenos cantores, projeto levado a cabo pela autarquia de Mesão Frio desde há três anos, está de regresso com a sua quarta edição, composta por novos temas ensaiados pelas crianças. A apresentação do coro infantil aconteceu durante a tarde do passado dia 21 de maio, no auditório municipal de Mesão Frio. Pais e encarregados de educação dos pequenos cantores, que integram o coro, marcaram presença, bem como os representantes das entidades concelhias e o vice-presidente, Paulo Silva.

Sob a orientação de Rui Quintela, professor responsável pela direção artística e coordenação geral, mais de três dezenas de crianças interpretaram 10 temas bem conhecidos do público que, voltarão a ser interpretados na gala de estreia, a acontecer durante a feira do livro, já no dia 27 deste mês.
Como sempre, os pequenos cantaram e encantaram a plateia com o seu talento. O hino de Mesão Frio foi também lembrado, confirmando o empenho e a alegria com que as crianças se envolvem nesta iniciativa.

No final do espetáculo, o vice-presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio dirigiu o seu agradecimento aos encarregados de educação e a todas as partes envolvidas neste projeto, entregando a cada criança um certificado de participação e de reconhecimento.

Este coro infantil pretende proporcionar novas vivências que contribuem de forma significativa para a aculturação, o crescimento intelectual e o desenvolvimento pleno destas crianças. Os pequenos cantores de Mesão Frio terão agora, no dia 27 de maio, a grande estreia, durante a Feira do Livro, no pavilhão multiusos, atuando, posteriormente, nas atividades comemorativas do dia mundial da criança.

Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Uma caminhada, com lanche partilhado, e uma aula de ginástica e rastreios de saúde. São atividades que fazem parte do programa da IV edição do Lar(Com)Vida que o Centro Comunitário de Alvite com o apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, organiza no sábado, 3 de junho, a partir das 14 horas. O evento é aberto a toda a comunidade. As inscrições podem ser feitas no Lar de Alvite ou ainda pelo e-mail centrocomunitarioalvite@gmail.com ou contacto telefónico 254 588 172.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social inaugura, no próximo dia 3 de junho, o Lar Residencial Nossa Senhora de Lurdes, na freguesia de Espadanedo, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Cinfães. A cerimónia de inauguração está agendada para as 11h.

A infraestrutura da Associação de Solidariedade Social de Espadanedo foi construída na Quinta do Souto, cedida por comodato pela Igreja Paroquial, e é a única no Concelho a dar resposta na área da deficiência.

O Lar Residencial Nossa Senhora de Lurdes abriu portas em junho do ano passado. Atualmente tem 18 utentes na valência Lar, mas tem capacidade para receber 24 pessoas. Tem também em funcionamento o Centro de Atividades Ocupacionais com 27 utentes, podendo dar resposta a um total de 30.

Este equipamento financiado pelo programa POPH, na medida 6.12 – Apoio ao Investimento a Respostas Integradas de Apoio Social representa um investimento total que ronda os dois milhões quatrocentos e cinquenta mil euros. A Câmara Municipal subsidiou a obra com um montante que ronda os 500 mil euros, o que corresponde a cerca de 30% do valor da adjudicação desta empreitada.

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Mais de duas centenas de pessoas assistiram no sábado à tarde, 27 de maio, em Soutosa, Moimenta da Beira, à cerimónia de lançamento mundial da reedição de “O Homem da Nave”, de Aquilino Ribeiro, uma edição nova que o mestre escreveu e publicou originalmente em 1954, dada agora à estampa com o patrocínio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira em parceria com a Bertrand, a editora de sempre do escritor. A cerimónia realizou-se num espaço ao ar livre, entre cedros, pinheiros e carvalhos, e a capela do Senhor da Aflição, que dá nome ao lugar.

A apresentação do livro, com capa ilustrada por João Hogan, foi feita pelo geógrafo Álvaro Domingues, que também escreveu o prefácio. Do livro e da obra falaram também Henrique Monteiro, jornalista, ex-diretor do ‘Expresso’, e Aquilino Machado, neto do escritor. O diretor literário da Bertrand, Eduardo Boavida, e o presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, que fez as honras à casa, elogiaram também a obra “ímpar” do mestre.

Entre o público que lotou a ‘sala’ improvisada estavam investigadores aquilinianos, professores, alunos, muitos autarcas, párocos e povo anónimo que nutre admiração pela obra de Aquilino Ribeiro.

No fim, houve tempo ainda para a apresentação de um 'Touriga Nacional' de 2011, tinto “Terras do Demo”, protagonizada por João Silva, presidente da direção da Cooperativa Agrícola do Távora, a estrutura de Moimenta da Beira que produz a afamada marca de vinhos e espumantes “Terras do Demo”.

Em “O Homem da Nave (Serranos, Caçadores e Fauna vária) ”, livro de crónicas da serra, Aquilino Ribeiro descreve o camponês serrano ardiloso, orgulhoso e batalhador, que segue os ritmos do ano e da terra, vivendo da caça (por vezes furtiva), do campo, dos pequenos episódios do dia a dia. Lê-lo é ser transportado para aqueles brejos e montes, para aquelas estações inclementes, para a sensualidade da serra a pulsar de vida em nosso redor e para os dramas e alegrias das pequenas aldeias do interior de Portugal.

O escritor publicou em vida 69 livros distribuídos por áreas tão diversas como a ficção, jornalismo, crónica, memórias, ensaio, estudos de etnologia e história, biografias, crítica literária, teatro, literatura infantil, polémicas a que nunca se furtava e traduções (às vezes muito livremente recriadas) do latim, grego, espanhol (o D. Quixote, por exemplo), francês e italiano. “Partilha com Fernando Pessoa, um lugar cimeiro nas Letras Portuguesas”, escreveu Óscar Lopes.

Aquilino Ribeiro nasceu a 13 de setembro de 1885 no concelho de Sernancelhe, freguesia de Carregal, e morreu em Lisboa a 27 de maio de 1963, num ano de muitas homenagens públicas a que com gosto assistia. Mas foi na ‘sua’ Soutosa, aldeia do concelho de Moimenta da Beira (onde está a sede a Fundação a que emprestou o nome), que viveu muito dos momentos mais intensos da vida, lugar que o inspirou para escrever alguns dos seus livros mais marcantes.

Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Rodeadas de grande expectativa, irão decorrer nos próximos dias 1, 2 e 3 de junho no Cace Cultural do Porto, as Jornadas SUPERA/2017, em cuja organização a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) tem um papel central. De assinalar que a SUPERA (Sociedade Portuguesa de Engenharia da Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade) tem a sua sede na UTAD e foi impulsionada, desde a origem, por um grupo de docentes e investigadores da instituição.

Nestas Jornadas, estará em destaque uma maratona de desenvolvimento de tecnologias de apoio e acessibilidade, com a apresentação de dez projetos que correspondem a dez desafios de igual número de equipas fortemente empenhadas em ultrapassar todas as barreiras. A concurso estarão projetos de canadianas encartáveis, cadeira de rodas com verticalização flexível para Golf, grelha universal para teclado de computador, dispositivo para saco de urina, orientação no ginásio, andarilho especial, unidade de controlo para cadeira de rodas, exoesqueleto, melhor o ângulo de visão em cadeira de rodas e ortótese funcional anti-equino. Alunos, ex-alunos e docentes da UTAD são autores e dinamizadores da maioria destes projetos

Para além desta maratona de Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (TOM), as Jornadas SUPERA incluirão, durante os três dias, uma conferência científica (destinada à partilha de trabalhos e projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação), workshops (de carácter mais prático tendo em vista a atualização e aperfeiçoamento de conhecimentos profissionais) e exposição de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade (destinada preferencialmente a empresas de produtos e serviços nesta área, empresas de TIC).

O evento, que reúne apoios e patrocínios do MCTES, da CM do Porto, Fundação PT, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, para além da cooperação de mais de 20 organizações, incluindo a RTP, UTAD e CERTIC, conta com a presença das Secretárias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Fernanda Rollo) e da Inclusão das Pessoas com Deficiência (Ana Sofia Antunes), que irão estar nas Jornadas, nos dias 1 e 3 de junho, respetivamente.

Mais informação em: http://supera.org.pt/jornadas2017/tom-porto/makers/

Por Unknown | domingo, 28 de maio de 2017 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego marcou presença, pela primeira vez, como entidade expositora na Feira Agrícola de Lamego, o maior certame dedicado ao mundo rural realizado na região duriense. O stand era pequeno, mas coube um mundo inteiro lá dentro! Uma verdadeira montra do melhor que esta instituição de referência na área da solidariedade social é capaz de desenvolver em prol dos utentes que frequentam as suas valências.

Aqui, milhares de pessoas puderam admirar, ao longo de quatro dias, alguns trabalhos manuais elaborados pelas crianças da creche e do jardim de infância, bem como dos utentes do Lar de Arneirós e das jovens do Lar de Infância e Juventude, para além de diversas fotografias que recordam as principais ações desenvolvidas noutras respostas sociais. O Provedor da Misericórdia, António Marques Luís, destaca sobretudo a visibilidade pública que a participação na Feira Agrícola permite: “Somos uma instituição que procura inserir-se na comunidade a que pertence, e já o faz há 498 anos, pelo que, sempre que solicitada participa nestes eventos, mostrando aos visitantes desta Feira, as suas atividades e a sua intervenção de cariz eminentemente social, embora também seja um produtor agrícola da Região Demarcada do Douro, através da sua Quinta dos Lagares”, situada em Santa Marta de Penaguião.

Com um legado histórico de quase cinco séculos, a Santa Casa da Misericórdia de Lamego tem hoje 120 profissionais ao serviço que apoiam diariamente mais de mil famílias, em particular as mais desfavorecidas.

Por Unknown | sexta-feira, 26 de maio de 2017 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Santa Comba Dão, deteve ontem, dia 25 de maio, um homem com 24 anos, por furto em interior de estabelecimentos, no concelho de Carregal do Sal.

No âmbito de uma investigação por furto em interior de estabelecimentos foi efetuada uma busca domiciliária tendo sido apreendido:
•         98 maços de tabaco;
•         101 raspadinhas de Jogos Santa Casa;
•         18,43 euros;
•         Um computador portátil;
•         Um telemóvel;
•         Três pen’s;
•         Dois discos externos;
•         Diverso material relacionado com os furtos.

O suspeito, já referenciado pela prática de crimes, foi presente a tribunal tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva..

Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A licenciatura em Ciências da Nutrição do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinar (ISEIT), do Instituto Piaget de Viseu, realiza, no próximo dia 2 de junho, das 11h às 20h, no Campus Universitário de Viseu, a 2ª edição do seminário “Gestão de Recursos Humanos em Restauração Coletiva”.

Os recursos humanos são o bem mais precioso de uma empresa porque espelham o profissionalismo da organização. Em estabelecimentos de restauração coletiva as pessoas assumem maior importância, dado o peso da componente de serviço do negócio, e o facto de o seu comportamento influenciar diretamente a satisfação do consumidor.

Neste quadro de preocupações, entre outras, reflete-se sobre a características dos recursos humanos e os fatores que influenciam o estabelecimento de rácios de pessoal em Restauração Coletiva, prevendo-se uma componente mais prática de realização de exercícios sobre cálculo de rácios de pessoal.

Pretende-se, assim, com este Seminário, desenvolver competências nos participantes, que lhes permitam melhor gerir os recursos humanos em estabelecimentos de restauração coletiva.

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica, ao longo deste fim de semana (27 e 28 de maio), em todo o território nacional, as ações de controlo de velocidade, projetando durante este período todos os seus equipamentos de controlo (móveis e fixos) para as vias onde o excesso de velocidade representa um risco acrescido de acidentes de viação.

Serão empenhados militares dos destacamentos de trânsito dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, que estarão especialmente atentos à infração de excesso de velocidade, já que esta se apresenta como a principal causa da sinistralidade rodoviária grave.

Desde o início do ano, foi controlada a velocidade a mais de 3 milhões de condutores, dos quais cerca de 59 mil circulavam em excesso.

A GNR continuará ao longo do ano, a intensificar as ações de controlo de velocidade no sentido de prevenir e reduzir o número de vidas perdidas nas nossas estradas.

Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
O OCUPAI! - Festival Ibérico de Arte e Ação volta em 2017 com a sua terceira edição, desta vez para se instalar durante dois dias à beira do rio Vouga, num local emblemático da cidade de São Pedro do Sul (Distrito de Viseu): o Lenteiro do Rio, espaço onde as águas correm mais lentas, onde a vegetação é aprazível e diversa e onde noutros tempos os habitantes lavavam e punham a secar a roupa, local portanto propício para fazer comunidade,. É com esse espírito de re-fazer comunidade que o OCUPAI! trará duas tardes de tempo sensível e lentamente fruível, como deve ser encarada a própria vida quotidiana.

O OCUPAI! explorará o próprio rio Vouga, as suas águas e suas margens de forma singular, propondo espetáculos que irão explorar todas as possibilidades criativas que transformem esse rio, mais do que num mero cenário, num espetáculo adicional feito de água, sons, imagens, cheiros, fluxo, memória e fantasia.

O OCUPAI! de 2017 propõe como um dos seus eixos programáticos, aproximar de São Pedro do Sul as regiões de Espanha mais próximas, convocando artísticas inovadores, como é o caso do fantástico e premiado coletivo LA XATA LA RIFA (Astúrias) de performance, dança e exploração musical, o qual apresentará durante os dois dias do festival duas versões do espetáculo La Ola Flotante (A Onda Flutiante), baseado numa plataforma flutuante de madeira a montar no meio do rio e que convocará os restantes artistas do festival (locais e de fora) a interagir de forma orgânica e fluida com a mesma. Esta será a estreia absoluta em Portugal deste magnífico coletivo asturiano.

Também da Região das Astúrias virá o projeto ECO REM do multiinstrumentista Pedro Acevedo, Folk Drone Ambient feito com loopers e diversos instrumentos ancestrais de todo o mundo, criando composições intuitivas, orgânicas e com elementos de improvisação, mas onde a beleza despontará em cada instante, criando ligações perfeitas com a paisagem envolvente do rio.

Um enorme guitarrista e improvisador galego, Pablo Rega, cúmplice da Binaural/Nodar há mais de 15 anos, volta ao território de Lafões depois de uma longa ausência, na companhia de outros dois grandes músicos galegos

Saúl Puga (contrabaixo) e L.A.R. Legido  (bateria e objetos), os quais compõem o projeto F.I.L.O - (Free Improvised Loud Objetive), um vórtice energético entre o free jazz e o rock experimental.
Outro dos eixos programáticos do festival OCUPAI! é o de colocar em ligação formas tradicionais musicais da região de Lafões com estéticas contemporâneas, propondo assim possibilidades de inovação do fantástico património imaterial da região.

Um exemplo claro da interação urbana/rural é o espetáculo E-NXADA, estreado com enorme êxito no Teatro Carlos Alberto (Porto) no passado mês de Abril, e que junta a exploração coreográfica e malabarista da companhia de circo contemporâneo ERVA DANINHA (Porto) à antropologia e exploração sonoras rurais da Binaural/Nodar, contando ainda com uma participação final ao vivo dos cantares polifónicos de Lafões do Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas (Vouzela), grupo que prosseguirá logo de seguida com uma atuação própria com alguns dos seus magníficos cânticos a capela.

Outro projeto de exploração musical que tem recolhido enormes elogios é aquele que será trazido pelo guitarrista lisboeta Fernando Ramalho, intitulado BERLAU, e que apresentará a obra “Meta‐Sonorização. Em Diálogo com Ana Hatherly”, uma performance em oito secções, em que a composição sonora‐base é, nas secções seguintes, submetida à supressão de determinadas parcelas. Pretende‐se, desse modo, pensar a forma como, à semelhança do texto poético, também os diversos elementos que integram uma composição sonora são suficientemente autónomos para produzirem significados próprios, sem que, com a sua supressão, a integridade da composição seja afectada.
O festival OCUPAI! convocará também um ícone absoluto dos cantares polifónicos da região, o Grupo de Cantares de Manhouce, propondo uma apresentação no espaço privilegiado do Lenteiro do Rio de formas de expressão vocal originalmente feitas para serem cantadas na paisagem, durante os labores agrícolas. Mais do que mais um concerto de Isabel Silvestre e do Grupo de Cantares de Manhouce, esta sua passagem pelo OCUPAI! será uma inovadora ode ao canto e à paisagem, feita de matizes inesperados e onde a própria paisagem sonora do local constituirá uma importante parcela do espetáculo..

Finalmente, a tradição das bandas filarmónicas, que tem uma expressão muito viva na região de Lafões, fará parte do festival através de um dos seus melhores representantes locais, a Sociedade Musical, Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues (Vouzela), a qual executará uma série de peças pensadas propositadamente para o espaço do Lenteiro do Rio. Em vez do passa-ruas típico das bandas filarmónicas, será proposto um passa-paisagem (ou um passa-margens do rio) de resultados que serão seguramente inesperados.

O Festival OCUPAI! incluirá ainda uma série de atividades de animação infantil (incluindo pinturas faciais, modelagem de balões e um grande insuflável), uma aula de Zumba ao ar livre pelo professor Zé Bordonhos e um conjunto de stands de doçaria, fruta e enchidos tradicionais da região.

Programa:
Dia 24 de Junho:
15h00 - Banda Filarmónica de Paços de Vilharigues
16h00 - La Xata La Rifa (La Ola Flotante) + colaborações
17h00 - Erva Daninha + Binaural/Nodar  (E-nxada)
18h00 - Grupo de Cantares de Carvalhal de Vermilhas
19h00 – Berlau (Meta‐Sonorização. Em Diálogo com Ana Hatherly)

Dia 25 de Junho:
15h00 - Eco Rem
16h30 - La Xata La Rifa (La Ola Flotante) + colaborações
18h00 - Grupo de Cantares de Manhouce
19h00 - F.I.L.O

+ Aula  ao de zumba ao ar livre dirigida por Zé Bordonhos (domingo, 25 de Junho às 16h00)
+ Animação Infantil, incluindo Insuflável
+ Workshops tradicionais
+ Doçaria e gastronomia da região