O Município de Resende aposta, mais uma vez, na promoção deste fruto, que é o ex-libris do concelho, conhecido pela sua doçura e pelos seus benefícios para a saúde, já que este é rico em nutrientes que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios.
Assim, mais de uma centena de produtores locais irão disponibilizar o delicioso fruto a preços especiais, num certame onde os visitantes, também, poderão apreciar e adquirir diversos produtos artesanais ligados à cereja. Não irá faltar, ainda, a animação popular com grupos tradicionais do concelho que irão proporcionar muita diversão durante os dois dias de festa. No domingo, a partir das 15h00, decorre o já habitual cortejo temático, que irá percorrer as principais ruas da vila de Resende. O desfile, que contará com a participação de cerca de 600 crianças, este ano será dedicado ao tema “Doce Infância com as Cerejas”.
Para facilitar a deslocação até à festa, o Município de Resende mantém a parceria com a CP, oferecendo 30% de desconto no bilhete de comboio até à estação da Ermida, sendo que a empresa de autocarros Transdev Douro assegurará o transporte dos passageiros até ao centro da Vila de Resende, onde decorre a festa. O mesmo transporte é assegurado no sentido inverso.
Pelos segundo ano consecutivo, a autarquia promove o concurso “Melhor Doce/Bolo de Cereja de Resende”, que pretende incentivar a criação de um doce/bolo que identifique o concelho como produtor da melhor cereja, onde serão atribuídos incentivos aos três melhores classificados.
Falar de cereja é falar de Resende, já que neste concelho o fruto tem a particularidade de amadurecer duas a três semanas mais cedo do que nas restantes regiões de Portugal, distinguindo-se, também, pelo seu sabor mais adocicado e pela epiderme vermelha bem pronunciada, características conferidas pelas condições de um microclima e pelas propriedades do solo exponenciado pelas encostas sobranceiras ao rio Douro.
Dias 3 e 4 de junho visite Resende e aprecie as melhores cerejas no Festival da Cereja!