Após a apresentação de ementas, exequíveis em cantina escolar, seguem-se as provas regionais dos Eco-Cozinheiros.
As equipas são agora convidadas a executar ao vivo, nas escolas de Hotelaria que também integram a rede Eco-Escolas, as suas ementas. Cada escola é representada por uma equipa de 4 elementos+ professor(a), devendo a ementa ser executada pelos jovens cujas idades variam entre os 11 e 21 anos.
A realização das provas conta com o apoio Jerónimo Martins e a Rede de Hotelaria de Escolas de Turismo.
As eco-ementas selecionadas são convidadas a integrar as provas regionais, a decorrer durante o presente mês de maio, em que os alunos, com a supervisão dos professores, terão de cozinhar ao vivo as ementas propostas. As equipas vencedoras de cada prova regional serão convidadas a integrar a prova final nacional, onde irão cozinhar novamente a sua ementa proposta de primavera/verão.
A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses – EPAMAC realiza a sua prova no próximo dia 17 de maio, na Escola Profissional Infante D. Henrique, em Vila Nova de Gaia.
Nas provas regionais serão selecionados os finalistas convidados a participar na Prova Nacional Eco-Cozinheiros 2017. Todas as equipas dispõem de um “cheque compras” Pingo Doce no valor de 35€ – prémio de participação para aquisição dos produtos necessários à prova.