O Museu Vista Alegre vai promover, no fim-de-semana de 27 e 28 de maio, oficinas de ilustração e conversas com autores portugueses. Esta programação é complementar às duas exposições temporárias dedicadas à ilustração, que inauguraram no dia 7 de maio, e que podem ser visitadas até 30 de setembro.
O Museu terá uma oficina de Ilustração em Porcelana, “Outro modo de ilustrar”, composta por três sessões, em que três dos melhores ilustradores nacionais vão ensinar a aplicar as técnicas de desenho a um material tão nobre e específico como a porcelana. Os interessados em participar devem inscrever-se previamente até 26 maio e o custo é de 60€, valor que inclui os materiais. Duas sessões serão realizadas no dia 27 de maio, com orientação de Marta Madureira (11h às 13h) e Bernardo P. Carvalho (15h às 17h) e, no dia 28 de maio, Teresa Lima será a responsável pela última sessão.
Na sessão “Outro modo de ler - Conversas Ilustradas”, que irá decorrer no dia 27 às 18h, tendo entrada livre, vão-se abordar quantas possibilidades cabem num desenho. Marta Madureira, Bernardo P. Carvalho e Teresa Lima, vão falar sobre inspiração, arte e técnica num encontro que ensina a ver e a desenhar. Adélia Carvalho e Luís Ferreira serão os moderadores deste debate.
No dia 28 de maio, às 16h será feita a apresentação do livro Voltemos à Escola no “Conversas Letradas”. Esta sessão é dedicada a professores, leitores ou encarregados de educação. O protagonista será Paulo M. Morais, romancista e autor de uma obra sobre educação, e Rui Couceiro (Editor Executivo da Bertrand Editora) será o moderador. “Voltemos à Escola” parte do caso único da mundialmente famosa Escola da Ponte, para motivar à reflexão em torno do sistema de ensino.
A ilustração assumiu, ao longo dos últimos anos, um lugar de destaque na produção da Vista Alegre. A marca centenária de porcelana, vidro e cristal portuguesa presta assim homenagem aos autores de ilustração e às suas histórias, destacando o que de melhor se produz a nível nacional e internacional.