O CHTS não podia ficar indiferente à data e juntamente com os ACES´s do Vale do Sousa e Baixo Tâmega celebraram o dia com um programa científico de enorme relevo e com novidades em termos práticos para o curto prazo.
Durante a cerimónia foram assinados protocolos de investigação entre o Centro Hospitalar e Instituições do Ensino Superior, com vista precisamente a capacitar e desenvolver a investigação nesta área tão importante de cuidados de saúde prestados à população, e para estabelecer parcerias para a prática clinica, com a Universidade do Minho, UTAD, CESPU, Escola Superior de Enfermagem do Porto, Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa (Oliveira de Azeméis) e Instituto Superior de Bragança.
Recorde-se que o CHTS tem vindo a adotar uma política de claro combate à precariedade em consonância com a estratégia da tutela para fixação de recursos humanos tendo já passado mais de 30 enfermeiros, nos últimos meses, que se encontravam em contrato a termo incerto para contrato por tempo indeterminado e abriu recentemente uma nova bolsa de contratação de enfermagem.
Durante as jornadas, como homenagem também a uma figura ímpar da enfermagem em Portugal, foi anunciada a criação do Prémio de Investigação em Enfermagem – “Enfermeira Arminda Mendes Costa” que se destina a premiar trabalhos de enfermagem desenvolvidos no CHTS.
Foram ainda assinados protocolos de investigação entre o CHTS e Instituições do Ensino Superior com vista a capacitar e desenvolver a investigação nesta importante área de cuidados de saúde prestados à população.
Foi ainda possível conhecer e visitar uma exposição da história da enfermagem, com a utilização de materiais alusivos à profissão.
A data da do dia internacional foi instituída em homenagem à mãe da enfermagem moderna, Florence Nightingale que nasceu em Florença, em 12 de maio de 1820 e faleceu em Londres, a 13 de agosto de 1910. A Enfermeira britânica destacou-se durante a guerra da Crimeia ao alterar o modo de funcionamento do hospital militar do exército Inglês na Turquia e ao introduzir mudanças na abordagem da enfermagem tradicional, na altura conseguindo resultados significativos para os doentes.