A sessão de abertura está marcada para as 09h30, no auditório do Hospital Padre Américo, seguindo-se a conferência “Mitos e verdades acerca da Esclerose Múltipla” que contará com participação de profissionais e utentes da Consulta Multidisciplinar de Esclerose Múltipla do centro hospitalar.
Está ainda programada, para o final da manhã, uma sessão de ensino de atividade física, no sentido de promover hábitos de vida saudáveis e a qualidade de vida.
Na iniciativa estão representadas associações de apoio ao doente com Esclerose Múltipla, nomeadamente a ANEM - Associação Nacional de Esclerose Múltipla, SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e a TEM - Associação Todos com a Esclerose Múltipla.
“A Vida com Esclerose Múltipla” é o mote da campanha global do Dia Mundial da Esclerose Múltipla e este encontro, com entrada livre, pretende também alertar a comunidade em geral para esta patologia.
O que é a Esclerose Múltipla?
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afecta o Sistema Nervoso Central (SNC). É uma doença que surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade, ou seja, entre os jovens adultos. Afecta com maior incidência as mulheres do que os homens.
Esta patologia é diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da evolução que a doença apresenta na pessoa afectada, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico (Ressonância Magnética Nuclear, Estudo de Potenciais Evocados e Punção Lombar).
Estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com EM (dados da Organização Mundial da Saúde) e em Portugal mais de 8.000 (Gisela Kobelt, 2009).
A EM pode produzir sintomas idênticos aos de outras patologias do SNC, pelo que o diagnóstico poderá demorar anos a acontecer.
Fonte: SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla