Minimizar o impacto negativo da hospitalização, reforçar a imagem positiva do hospital e dos profissionais da área da pediatria, promover hábitos de vida saudáveis e prevenção da doença são alguns dos principais objetivos das atividades a realizar amanhã, 1 de junho, e nas quais vão participar alunos da Escola Secundária Joaquim de Araújo, em Penafiel, e da Escola Secundária de Paredes.
Visita ao Serviço de Pediatria, ações de educação para a saúde sobre a correta higiene das mãos e estilos de vida saudáveis são algumas das iniciativas a acontecer amanhã.
Pinturas faciais, balões e “Hora do Conto” são também as atividades previstas para as crianças na Consulta Externa e do Internamento do Serviço de Pediatria.
Para finalizar a celebração do Dia Mundial da Criança, pelas 16h00, haverá ainda uma aula de zumba a realizar no exterior do Hospital Padre Américo.
Campanha solidária de angariação de fundos para Operação Nariz Vermelho
A Operação Nariz Vermelho, instituição Particular de Solidariedade Social, assinala também o Dia Nacional do Nariz vermelho. Este dia tem vindo a ser celebrado essencialmente junto da comunidade escolar, simbolicamente no Dia Mundial da Criança, sensibilizando as crianças para a importância da solidariedade social e para a missão da Operação Nariz Vermelho junto das crianças hospitalizadas.
O Dia do Nariz Vermelho é ao mesmo tempo uma campanha de angariação de fundos que reverte a favor da Operação Nariz Vermelho com o objectivo de contribuir para a continuidade da missão. Esta instituição tem feito parcerias com pessoas, empresas e outras instituições para a organização de campanhas de angariação de fundos.
No centro Hospitalar do Tâmega Sousa (CHTS), este evento solidário, de carácter individual, contava apenas com a generosidade de alguns que quisessem participar.
Numa primeira fase, a campanha, levada a cabo por Lúcia Cerqueira, diretora do Serviço de Informática do CHTS e embaixadora do Nariz Vermelho, foi pensada para os serviços onde são seguidas crianças como a Pediatria, Pedopsiquiatria e Psicologia.
O espirito solidário acabou por contagiar mais colaboradores e foram adquiridos mais de 400 narizes vermelhos, entre outros contributos, para assinalar o dia de “meter o nariz pela causa”.