A Sala das Camélias e a Sala Piano, dois dos salões nobres do Parador Casa da Ínsua, receberam cerca de quarenta convidados que não quiseram perder a oportunidade de viver esta experiência gastronómica e de provar as ementas das duas equipas vencedoras. Os pratos foram confecionados e servidos pelos próprios alunos, que tiveram ainda a oportunidade de mostrar o seu talento nos cocktails servidos na Sala dos Retratos.
As ementas privilegiaram os produtos endógenos da região e particularmente os produtos cultivados e produzidos na quinta do Parador Casa da Ínsua. Na entrada, os Profiteroles com chantilly de maçã, creme de cardo e espuma de Queijo Serra da Estrela e areia de noz fizeram as delícias dos convidados. Para prato principal, os alunos vencedores apresentaram, no peixe, Dourada em papelote com espumante e texturas de ervilha, pickle de funcho, puré de maçã e pêra e areia de amêndoa. A sugestão criativa para o prato de carne passou pela Vitela em sous-vide, puré de batata e shiitake, beterraba macerada em papelote, espargos verdes salteados, texturas de cebola, jus de vitela com vinho tinto e framboesa.
A proposta doce desafiou os paladares com Semifrio de abóbora e chocolate branco, mousse de tangerina e queijo Serra da Estrela, molho de citrinos e cardamomo e falso caviar de tangerina.
A primeira edição do “Prémio Talentos da Casa”, que decorreu durante o mês de abril na Escola de Hotelaria de Coimbra, envolveu alunos dos cursos profissionais de “Cozinha” e de “Restaurante e Bar”, numa iniciativa que o Grupo Visabeira se propõe alargar a outras instituições de ensino da área da hotelaria e restauração, dado o sucesso e a adesão entusiasta que o concurso registou.